Santa Casa de Misericórdia assume maior hospital psiquiátrico de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O antigo Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro que foi demolido e se transferiu para o Jardim Botânico. (Foto: FEP)

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC) assume oficialmente, a partir de 1º de fevereiro, a administração do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, que passa a se chamar UNIICA – Bom Retiro – Dom João Bosco Óliver de Faria. O foco da unidade será o atendimento à saúde mental no estado com 134 leitos e uma estrutura com mais de 10 mil metros quadrados localizada no Jardim Botânico, para onde se transferiu há alguns anos. O antigo hospital funcionou por 67 anos na rua Nilo Peçanha, no bairro do Bom Retiro.

Com a administração pela Santa Casa, o hospital passará a atuar em conjunto com a clínica no Rebouças, que já fazia parte das unidades geridas pela ISCMC. Essa união transforma a UNIICA no maior hospital psiquiátrico de Curitiba.

O Hospital Bom Retiro, agora UNIICA – Bom Retiro, é conhecido pelo histórico na área de saúde mental. A unidade conta com atendimentos em regime ambulatorial assim como Hospital Dia, metodologia em que o paciente passa o dia na unidade realizando atividades terapêuticas e volta para casa ao final do dia. O paciente também contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e entre outros.

Expansão

O projeto de expansão da UNIICA – Bom Retiro é um compromisso da Irmandade em expandir a assistência à saúde e se especializar ainda mais no tratamento de saúde mental. O Complexo UNIICA, que irá somar a unidade Bom Retiro e do Rebouças, será o maior em atendimento psicológico e psiquiátrico em Curitiba.

LEIA TAMBÉM:

Ao somar as duas unidades, a Irmandade assume 15 mil metros quadrados e mais de 191 leitos. Os atendimentos serão oferecidos para pacientes de particulares, convênios e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo diversas possibilidades de tratamento com qualidade e humanização.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

5 comentários em “Santa Casa de Misericórdia assume maior hospital psiquiátrico de Curitiba”

  1. Avatar

    O único estranhamento vem de lembrar que a mesma Santa Casa permitiu a extinção do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, que era administrado pelo irmandade e era ainda maior que o Bom Retiro. Houve oportunidade para que fosse modernizado e preservado. Mas apenas foi fechado e hoje existem ambulatórios de outras especialidades, menos psiquiatria, e salas de aulas, no que era seu enorme terreno. E agora….assumem o Bom Retiro. Espero que seja a correção (ainda que insuficiente e tardia) de um triste equivoco.

  2. Avatar

    Entregar o hospital pra Santa Casa que tem no seu conselho padres acusados de abuso sexual deve ser tratar dessas criancas abusadas de padres! A clínica UNICA já tem um ambiente quase falido e desatualizado e querem faturar SUS pra arrancar mais dinheiro dos curitibanos e gastar com os padres!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.