Da Redação
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC) assume oficialmente, a partir de 1º de fevereiro, a administração do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, que passa a se chamar UNIICA – Bom Retiro – Dom João Bosco Óliver de Faria. O foco da unidade será o atendimento à saúde mental no estado com 134 leitos e uma estrutura com mais de 10 mil metros quadrados localizada no Jardim Botânico, para onde se transferiu há alguns anos. O antigo hospital funcionou por 67 anos na rua Nilo Peçanha, no bairro do Bom Retiro.
Com a administração pela Santa Casa, o hospital passará a atuar em conjunto com a clínica no Rebouças, que já fazia parte das unidades geridas pela ISCMC. Essa união transforma a UNIICA no maior hospital psiquiátrico de Curitiba.
O Hospital Bom Retiro, agora UNIICA – Bom Retiro, é conhecido pelo histórico na área de saúde mental. A unidade conta com atendimentos em regime ambulatorial assim como Hospital Dia, metodologia em que o paciente passa o dia na unidade realizando atividades terapêuticas e volta para casa ao final do dia. O paciente também contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e entre outros.
Expansão
O projeto de expansão da UNIICA – Bom Retiro é um compromisso da Irmandade em expandir a assistência à saúde e se especializar ainda mais no tratamento de saúde mental. O Complexo UNIICA, que irá somar a unidade Bom Retiro e do Rebouças, será o maior em atendimento psicológico e psiquiátrico em Curitiba.
LEIA TAMBÉM:
- Procon-PR alerta sobre aumento abusivo de preço dos testes anti-Covid; prática pode render multa milionária
- Chega ao fim rodízio de abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana
Ao somar as duas unidades, a Irmandade assume 15 mil metros quadrados e mais de 191 leitos. Os atendimentos serão oferecidos para pacientes de particulares, convênios e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo diversas possibilidades de tratamento com qualidade e humanização.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
5 comentários em “Santa Casa de Misericórdia assume maior hospital psiquiátrico de Curitiba”
Quem faz isso são uns animais.
Trabalhei no antigo hospital Bom retiro ,foi anos de muito aprendizado…saudades dos colegas que lá deixei!
O único estranhamento vem de lembrar que a mesma Santa Casa permitiu a extinção do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, que era administrado pelo irmandade e era ainda maior que o Bom Retiro. Houve oportunidade para que fosse modernizado e preservado. Mas apenas foi fechado e hoje existem ambulatórios de outras especialidades, menos psiquiatria, e salas de aulas, no que era seu enorme terreno. E agora….assumem o Bom Retiro. Espero que seja a correção (ainda que insuficiente e tardia) de um triste equivoco.
Entregar o hospital pra Santa Casa que tem no seu conselho padres acusados de abuso sexual deve ser tratar dessas criancas abusadas de padres! A clínica UNICA já tem um ambiente quase falido e desatualizado e querem faturar SUS pra arrancar mais dinheiro dos curitibanos e gastar com os padres!
Boa noite já trabalhei no hospital bom retiro, tenho muita vontade de voltar a trabalhar lá, desde já agradeço e fico no aguardo de uma oportunidade.Cristianedelima460@gmail.com.