Da Redação
Com a proximidade das festas de fim de ano, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba está chamando a atenção para os cuidados que podem e devem ser adotados e compartilhados com familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas de convívio para a prevenção contra a contaminação da Covid-19.
Mesmo com a cidade em seu momento de menor risco de contaminações, a secretaria lembra que a pandemia ainda não acabou.
Para que esse quadro siga em progressão positiva, as festas de fim de ano requerem a vacinação de todos e a manutenção de medidas de proteção, como o uso da máscara, higienização das mãos e ventilação dos ambientes fechados para a circulação do ar. Confira abaixo as orientações para as festividades e viagens neste período.
Vacina em dia
A vacinação é o presente que vai permitir festas de Natal e Ano Novo com mais tranquilidade. Quanto mais pessoas imunizadas em um grupo, haverá maior segurança sanitária nos encontros.
- Curitiba já convocou para a vacinação da primeira dose toda a população com 12 anos ou mais; caso ainda não tenha se vacinado, busque uma Unidade de Saúde que está realizando a aplicação;
- A cidade segue convocando a população para tomar a segunda dose. Se já foi convocado, procure uma das unidades de saúde que estão realizando as aplicações para completar o esquema vacinal;
- Confira os pontos de vacinação no site Imuniza Já para encontrar o local mais próximo no dia em que irá se vacinar (os pontos são definidos conforme a demanda para cada data);
- Caso tenha dúvida sobre sua situação vacinal contra a Covid-19, acesse a plataforma Saúde Já Curitiba pelo aplicativo ou pelo site;
- Acompanhe o calendário da vacinação em Curitiba para as doses de reforço pelas redes sociais (Facebook e Instagram), site da Prefeitura, pelo site Imuniza Já . Se já foi chamado, compareça a uma das unidades de saúde para receber a dose.
Preparando (re)encontros
Este ano as festividades ganham, com o avanço da imunização, mais flexibilidade em relação às do ano passado. Mas ainda exigem cuidados simples, porém indispensáveis: Limite o número de pessoas de acordo com o espaço onde serão realizadas as festividades para evitar aglomerações; priorize encontros e festas em ambientes abertos. Em locais fechados, mantenha portas e janelas abertas para a ventilação e circulação do ar; deixe acessível álcool em gel 70% na entrada e próximo à mesa onde serão servidos os alimentos; não compartilhe copos, pratos e talheres.
LEIA TAMBÉM:
- Piloto curitibana Kaká Magno retorna ao Brasil para competir nas 500 Milhas de Kart em Interlagos em 2022
- Governo divulga consórcio vencedor para as obras de melhorias na orla de Matinhos
Durante a troca de presentes, higienize as mãos e as embalagens (com água e sabão ou álcool 70%); caso apresente sintomas gripais, cancele o encontro. Também peça aos convidados que, em caso de sintomas, não compareçam; nas festividades e eventos em que não for possível saber se todos estão vacinados, mantenha o uso da máscara, retirando-a apenas para comer e beber, preferencialmente em uma área aberta ou bem ventilada, mantendo distância das outras pessoas; caso apresente sintomas respiratórios após o evento, entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pela Central 3350-9000 ou procure uma Unidade de Saúde. Informe os demais participantes para ficarem atentos para o surgimento de possíveis sintomas.
Malas prontas
As viagens serão mais intensas este ano, com o aumento de pessoas em trânsito. A pandemia exige cuidados dos viajantes, especialmente nos destinos internacionais, para evitar a contaminação por variantes da Covid-19. Nunca é demais reforçar: esteja vacinado antes do embarque ou de colocar o pé na estrada, com o esquema vacinal completo e, se já tiver sido convocado para a dose de reforço, procure por mais essa aplicação.
Confira quais as exigências do local de destino em relação à prevenção ao novo coronavírus. Alguns locais exigem comprovantes de vacinação e outros a apresentação de testes de antígeno ou PCR. Não deixe para se programar de última hora. Leve seu certificado de vacina. Use máscara e leve máscaras adicionais para troca; mantenha o uso da máscara o tempo todo em locais de grande circulação, como rodoviárias e aeroportos; lave as mãos ou as higienize com álcool em gel 70% frequentemente; caso precise se alimentar ou beber água, procure fazê-lo em uma área aberta ou bem ventilada, mantendo distância das outras pessoas; se for se hospedar em hotéis ou pousadas, informe-se se o local adota normas sanitárias e quais são.
Se tiver sintomas gripais, fique em casa e entre em contato com a Secretaria da Saúde pela Central 3350-9000 ou procure uma Unidade de Saúde. Caso apresente sintomas respiratórios no retorno da viagem, entre em contato com a Central ou procure uma Unidade de Saúde. Informe pessoas com quem tenha tido contato para o surgimento de possíveis sintomas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: