O governo do Chile, através de sua Secretaria de Turismo (Sernatur), realizou, durante a última semana, o Roadshow Brasil 2023 – Promoção Turística, uma série de eventos para divulgar o país para os brasileiros. Em Curitiba, o encontro com operadores do trade e imprensa aconteceu nesta sexta-feira (31/3), com participação de Cristobal Felipe Yañez Altamirano, responsável pela operação do mercado internacional do Sernatur, e Jéssica Sanchez, representante da instituição no Brasil. Ambos apresentaram o Chile como um destino para se visitar em qualquer época do ano, com atrativos de norte a sul do país.
A iniciativa ocorre como parte da estratégia de participação do Chile na WTM Latin America, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de segunda (3) a quarta-feira (5). Durante esse evento, o Chile irá promover permanentes capacitações de destinos, campanhas cooperadas e ações com companhias aéreas, com a finalidade de acelerar o processo de recuperação da demanda brasileira.
O Brasil é o segundo maior grupo de visitantes do Chile, atrás somente da Argentina. Os brasileiros representaram 20% do total de turistas estrangeiros na temporada de inverno de 2022. Desde outubro do ano passado, Curitiba tem voo direto para Santiago, com duração de quatro horas – às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. A facilidade tem atraído o turista paranaense, que também é foco do país sul-americano. “Esperamos ter uma demanda para um voo diário em breve”, revelou Altamirano.
Durante o encontro na capital paranaense, os representantes da Sernatur também falaram sobre os atrativos naturais, culturais e gastronômicos do Chile. O país, além de ser uma opção perto para visitantes que buscam neve, história e boa comida, oferece algumas modalidades pouco conhecidas de turismo, como o astronômico, no norte do país, região considerada como a de céu mais claro do mundo; e também o de bem estar e saúde, com mais de 270 opções de águas termais.
A expectativa do governo do Chile para este ano é superar o movimento pré-pandemia, quando o país recebia anualmente cerca de 500 mil visitantes brasileiros.