Sede da ex-poderosa empreiteira CR Almeida vai ao chão para dar lugar a complexo de prédios residenciais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Rascunho automático
A fachada da antiga sede do Grupo CR Almeida em Curitiba. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

Acaba de ir ao chão um dos prédios comerciais mais importantes e conhecidos de Curitiba, a antiga sede do Grupo CR Almeida, na Avenida Vicente Machado, 1.789, no bairro do Batel. O terreno foi comprado e dará lugar a um empreendimento imobiliário de alto padrão, com várias torres. Os proprietários preferem ficar no anonimato. O imóvel está no nome da empresa Pocinho Administração de Bens S/A, que tem como atividade principal a compra e venda de imóveis próprios.

Do conjunto de edifícios que formavam a sede da então poderosa CR Almeida, fundada pelo falecido empreiteiro Cecílio do Rego Almeida, resta apenas um a ser demolido. A empresa se instalou no endereço em 1974 em uma casa na esquina da Vicente Machado com a Rua Bruno Filgueira e foi ampliando ao longo dos anos seguintes com a compra de outras áreas próximas.

À esq., a escada que dava acesso à sala do empresário Cecílio do Rego Almeida; e à dir., interior de um dos prédios já demolidos

Nos últimos anos, chegou a ter 200 funcionários somente na sede central e escritórios em todo o país, desde o Amapá. Até fechar as portas no endereço original, era uma das maiores construtoras de obras do Brasil e entrou no ramo de concessão de rodovias, passando a administrar o pedágio da BR-277 entre Curitiba e o Litoral do estado, além de outras concessões fora do Paraná como EcoRodovias.

Sede da ex-poderosa empreiteira CR Almeida vai ao chão para dar lugar a complexo de prédios residenciais
A CR Almeida tinha um estacionamento próprio na Rua Bruno Filgueira, com 38 vagas exclusivas para os funcionários. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

A CR Almeida teve seu auge nos governos militares, para os quais construiu rodovias e ferrovias, firmando-se como uma das maiores do país e fazendo de seu dono umas das figuras mais poderosas, a ponto de derrubar o governador Haroldo Leon Peres, em 1971.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Sede da ex-poderosa empreiteira CR Almeida vai ao chão para dar lugar a complexo de prédios residenciais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.