Fundada em 1997, a Serra Verde Express transporta em média 150 mil viajantes por ano, pela centenária ferrovia que liga Curitiba à Paranaguá.
Considerado um dos principais atrativos turísticos do Paraná, o percurso já foi destaque em jornais internacionais como o The Wall Street Journal e o britânico The Guardian. “Temos muitos passageiros estrangeiros que vêm ao Brasil especialmente para fazer o passeio”, afirma Adonai Aires de Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.
Os turistas podem escolher entre três categorias diferentes: Litorinas de Luxo, Categoria Boutique, com varandas e opção pet friendly, além da Turística, que acomoda mais pessoas.
“A empresa expandiu suas operações, aprimorou os serviços e inovou em vagões e eventos temáticos, como o único vagão-cozinha do Brasil, que dá vida ao Expresso Classique, uma experiência gastronômica e ferroviária noturna sem igual”, explica Arruda Filho. A próxima edição do jantar de luxo será neste sábado (11) e contará com música ao vivo, drinks e um cardápio preparado pelo chef Rafael Lafraia. Os ingressos podem ser comprados neste site.
Durante o trajeto, que dura cerca de 4 horas, a locomotiva anda com velocidade máxima de 30 km/h. Passa por lindas paisagens, 41 pontes, 13 túneis, tendo o ponto mais alto a 952 metros de altitude. Nos finais de semana e na alta temporada, o trem transporta cerca de 1.200 passageiros por viagem, em seus 25 vagões.