Sesc Paço da Liberdade celebra 15 anos de transformação cultural em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
dsc 1488 mtz
Quando assumiu o prédio, o Sesc-PR realizou a revitalização e restauro de diversas obras e ornamentos. (Foto: Shigueo Murakami).

A unidade Sesc Paço da Liberdade completa, no dia 29 de março, 15 anos de atividades como polo cultural. O icônico prédio, que foi sede da prefeitura, sediou o Museu Paranaense até 2002, estava abandonado quando, em 2006, foi incorporado pelo Sesc- PR. Além do trabalho de restauro, o espaço se transformou no Sesc Paço da Liberdade, um ambiente de transformação cultural, com exposições, oficinas, shows, cursos nas áreas de artes visuais, artes eletrônicas e informática inclusiva, cinema, patrimônio cultural e memória, literatura e música.

A população local e turistas também podem realizar visitas monitoradas ao prédio histórico que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Quando assumiu o local o Sesc- Pr realizou reparos nos 2.205,07m2, as características arquitetônicas e construtivas originais foram preservadas. Coube aos arquitetos Abrão Assad a elaboração dos Projetos Arquitetônicos de Reciclagem e de Arquitetura de Interiores da edificação e, a Humberto Fogassa, a responsabilidade pela obra. Renovado, o prédio do Paço da Liberdade manteve-se fiel à aparência original. 

A revitalização não ficou apenas no edifício, mas estimulou o desenvolvimento cultural e econômico da área central de Curitiba e de todo o seu entorno. “O entorno do palacete também estava em situação precária, prejudicando o comércio das redondezas e afastando o público. Com a inauguração do Sesc Paço da Liberdade o espaço se tornou um dos principais pontos turísticos da capital. Este é um exemplo dos compromissos do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com o patrimônio cultural e material do estado, para beneficiar a população paranaense em nome de melhor qualidade de vida, aprimoramento profissional, desenvolvimento do comércio e justiça social”, enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

Inaugurado em 1916, o edifício é um projeto do ex-prefeito Cândido de Abreu para ser a sede dos poderes executivo e legislativo de Curitiba. A construção funcionou como Câmara de Vereadores até 1955 e como Prefeitura de Curitiba até 1966. 

Até maio, o Sesc paço da liberdade vai oferecer diversas atrações para comemorar os 15 anos confira a programação completa no site.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.