Shopping Curitiba recebe a campanha “De olhos nos olhinhos”; médicos vão orientar sobre o retinoblastoma

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 09 18 at 14.31.19 1
Os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin falam dos tratamentos que a filha, Lua, passou desde o diagnóstico da doenças, quando ela tinha apenas 11 meses. (Foto: Danielo Borges)

O Shopping Curitiba recebe neste sábado (21) a Campanha ‘De olhos nos olhinhos’ promovida para alertar pais e mães sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos.

Médicos oncologistas pediátricos do Hospital Erastinho e residentes de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da UFPR estarão presentes no local, das 10h às 22h, para falar sobre a campanha e divulgar informações sobre a doença.

O tema ganhou destaque depois que o jornalista e apresentador Tiago Leifert, falou sobre os tratamentos pelos quais a filha passou e aproveitou para fazer um alerta sobre os sinais e sintomas da doença, destacar a importância dos médicos, realização de exames e tratamentos nos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.

“Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, destaca Leifert.

Lua foi diagnosticada aos 11 meses e já estava em estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre a doença para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram.

Os sintomas mais comuns da doença são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash e tremor e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo). Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.

“Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”, ressalta a jornalista e esposa de Leifert, Daiana Garbin.

A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O SUS oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Em 2024, a campanha “De Olho nos Olhinhos” chega em todos os estados do Brasil e também pela internet onde Daiana irá publicar vídeos em seu canal no Instagram  e Youtube (@daianagarbin). O casal ainda vai divulgar uma cartilha digital contendo sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma.  

Vale lembrar que hoje (18 de setembro) é o dia Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012. 

Serviço

Campanha “De Olho nos Olhinhos: Conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma

Data: Sábado (21), das 10h às 22h 

Local: Piso L1, do Shopping Curitiba – Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro 

Mais informações no site www.shoppingcuritiba.com.br

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.