O acompanhamento da previsão do tempo mostra-se cada vez mais importante no cenário atual do clima no mundo, com muitas mudanças bruscas e rápidas em suas condições. Dados e relatórios emitidos por órgãos como o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) contribuem para o planejamento de situações e também para evitar tragédias.
O Simepar apresentou recentemente seu balanço de atividades e realizações em 2022, com destaque para a incorporação de novas tecnologias, projetos executados, pesquisas científicas e capacitação, além das atividades rotineiras desenvolvidas para clientes, usuários e utilidade pública.
A Coordenadoria de Operação emitiu 120 mil boletins de monitoramento meteorológico sistemático, totalizando 8.760 horas de prestação de serviços ininterrupta com atualização a cada três horas. Foi divulgada a previsão meteorológica completa para os 399 municípios do Paraná, com horizonte de até 15 dias. Nos inícios das estações, foram lançados quatro boletins de previsão climática sazonal para o Estado do Paraná, com acompanhamento mensal dos parâmetros.
Para a Defesa Civil Estadual, o Simepar emitiu 672 alertas de tempo severo e 32 informes de focos de calor em unidades de conservação. Para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foram lançados 44 alertas de tempo severo e 84 informes de focos de calor com potencial para atingirem linhas de transmissão. O setor energético recebeu 9.147 alertas de tempo severo de alto impacto. Também foram emitidos 7 mil alertas de tempestades de raios.
Entre maio e novembro de 2022, foram divulgados 170 boletins diários de risco de geada para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, beneficiando o setor agrícola. O Simepar contribuiu ainda para a gestão do frio intenso, expedindo 170 boletins sobre previsão de temperaturas inferiores dez graus Celsius para a Fundação de Ação Social (FAS) e a Defesa Civil de Curitiba.
Foram atendidas 200 solicitações de dados hidrometeorológicos para estudos e pesquisas diversos. Também foram emitidos 858 laudos para certificação de eventos meteorológicos de impacto e 144 informes técnicos para prefeituras e usuários diversos. O índice de disponibilidade dos dados foi de 99,1%.
Uma nova tecnologia foi implementada no Simepar para gerar a previsão hidrológica de longo prazo para gerenciamento de recursos hídricos paranaenses. No início de cada mês, é gerada a previsão de vazão média mensal para os sete meses seguintes em aproximadamente 700 bacias hidrográficas, em sua maioria mananciais de captação de água ou de corpos receptores de efluentes.
Entre as tecnologias em desenvolvimento, destaca-se o I2A, um programa que objetiva avaliar, quantificar, qualificar e executar o monitoramento de recursos hídricos. Um conjunto de Indicadores Ambientais Ativos repercutirá a qualidade das bacias hidrográficas utilizadas para o abastecimento público, em caráter dinâmico.
A Coordenadoria de Inovação finalizou dois projetos de pesquisa e desenvolvimento: desenvolvimento de tecnologia para obtenção de diretriz de traçado automatizado para linhas de transmissão de energia elétrica e análise dendroecológica e alterações no clima local.
Nessa mesma área, estão em curso os seguintes projetos: Rede Climasul (pesquisas sobre mudanças climáticas e prevenção de desastres naturais), Prevsin (revisão hidroclimática para as bacias do Sistema Integrado Nacional), estimativa e classificação de riscos de desligamentos em redes de distribuição de energia elétrica, sistema de diagnóstico e localização de faltas em tempo real para linhas de transmissão de 230 kV com base em aprendizagem profunda, ondas viajantes e dados ambientais. Além disso, estão em operação oito sistemas de modelagem ambiental.
As informações do Simepar podem ser consultadas no endereço: http://www.simepar.br/.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: