Simpósio sobre Síndrome do X Frágil e Autismo traz especialistas nacionais e internacionais a Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
sindrome 1
O simpósio visa garantir que todos tenham acesso a informações de qualidade, que fazem a diferença no dia a dia de pessoas com Síndrome do X Frágil e autismo. (Foto: Divulgação)

No próximo 22 de outubro celebra-se o Dia Paranaense de Conscientização da Síndrome do X Frágil, com a realização do Simpósio Nacional da Síndrome do X Frágil e Autismo promovido pelo Instituto Buko Kaesemodel, em Curitiba. O evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 no Grande Auditório da UniCuritiba, reunirá profissionais de renome nacional e internacional para discutir as últimas pesquisas e avanços nas duas áreas.

Segundo Sabrina Muggiati, idealizadora do Programa Eu Digo X, do Instituto Buko Kaesemodel, o simpósio representa uma oportunidade única para a população se atualizar sobre os avanços mais recentes sobre a  síndrome e o autismo. “Estamos comprometidos em trazer para a população o que existe de mais novo nas pesquisas sobre esses temas”, destaca Sabrina.

Um dos diferenciais do simpósio é sua abordagem inclusiva, aberta não apenas a profissionais da saúde e da educação, mas também a pais e familiares. “Queremos proporcionar um espaço inclusivo para discutir essas condições complexas e oferecer uma vivência enriquecedora”, complementa Sabrina. 

whatsapp image 2024 09 17 at 11.43.44 1

A proposta visa garantir que todos tenham acesso a informações de qualidade, que fazem a diferença no dia a dia de pessoas com Síndrome do X Frágil e autismo. O evento contará com a presença de renomados especialistas, como Deborah Sara Barbouth, geneticista da clínica Weston, na Flórida; Wagner Gattaz, professor titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, e Salmo Raskin, Diretor Científico do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria. Outros palestrantes são Roberto Herai, pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, Silvia Rodrigues, especialista em comportamento atípico pela UCLA, e Sergio Antoniuk, neuropediatra da UFPR.

Para garantir a participação das famílias, o simpósio também oferecerá, sem custo, um espaço lúdico preparado para atender crianças com Síndrome do X Frágil e autismo. Coordenado pelo Programa Eu Digo X em parceria com o curso de Terapia Ocupacional da UFPR, o espaço contará com brinquedos pedagógicos e atividades lúdicas, permitindo que os pais assistam às palestras com tranquilidade. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas através do Sympla.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.