A capital paranaense que é reconhecida nacionalmente e internacionalmente, agora terá um prêmio para outros municípios brasileiros que investem em projetos sustentáveis e inovadores, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 13 de dezembro. E a entrega do prêmio será na 5° edição do Smart City Expo Curitiba, que acontece do dia 20 a 22 de março de 2024 com o tema “Reinventing Cities for All” (Reinventando as cidades para todos). Na versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, fazendo com que a capital paranaense se torne pela quinta vez referência em discussões internacionais sobre soluções urbanas.
São cinco categorias: Smart City Award (Prêmio Cidade Inteligente), Digital Transformation & Innovation (Inovação e Transformação Digital), Urban Mobility (Mobilidade Urbana), Sustainable City (Cidade Sustentável) e Equitable Society (Equidade Social).
A premiação é destinada a municípios, instituições e empresas públicas e privadas que tenham propostas com ideias inovadoras (pesquisa, análises, estudos, visões e soluções) para a gestão e o desenvolvimento de cidades inteligentes.
A premiação é do mesmo segmento do World Smart Cities Awards, prêmio em que Curitiba foi destaque em 2018, e está sendo promovida pela Fira Barcelona com o suporte do iCities, hub de cidades inteligentes responsáveis pela organização do Smart City Expo Curitiba. O evento também é realizado com o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretária Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
“Sempre afirmo que inovação só vale se for um processo social. E tem de ser democratizada. Por isso, Curitiba, que já é reconhecida como uma smart city mundo afora, se alegra em ter um prêmio com seu nome, que valoriza outras iniciativas de cidades inteligentes no Brasil,” disse o prefeito Rafael Greca.
Este ano, a 4° edição do evento, Smart City Expo Curitiba, teve recorde de público com mais de 15 mil visitantes, como representantes de 450 prefeituras, 26 estados mais o Distrito Federal, com 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores com produtos, serviços e soluções. Com isso, ele se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, estando atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona.