Smart City Expo Curitiba debate inovação e tecnologia no Centro de Eventos Positivo do Parque Barigui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
Com o tema Cidades Que Conectam Pessoas e Tecnologias, a 4ª edição do evento terá três dias com diversas atrações. (Foto: Luiz Costa /SMCS)

O Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, recebe, partir desta quarta-feira (22), a 4ª edição do Smart City Expo Curitiba, uma das grandes atrações das celebrações do aniversário de 330 anos de Curitiba. O evento terá três dias este ano, um a mais em relação às três primeiras edições. Com o tema Cidades Que Conectam Pessoas e Tecnologias, a edição 2023 tem a expectativa de receber 15 mil pessoas.

Até sexta-feira (24), especialistas em smart cities (cidades inteligentes), representantes das esferas pública, privada, terceiro setor e público em geral irão debater e conhecer soluções inovadoras para a melhoria da vida urbana.
A edição brasileira do Smart City Expo, em Curitiba, abre o calendário de encontros mundiais, com discussões que vão reverberar ao longo de 2023 por todo o mundo. As próximas edições serão no México, em maio; na Colômbia e Argentina, em junho; nos Estados Unidos, no Catar e na China, em outubro; e na Espanha, novembro.

Organizado pelo hub de cidades inteligentes iCities, o Smart City Expo Curitiba tem apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e tem a chancela da Fira Barcelona.

Atrações

Especialistas em smart cities, representantes governamentais, empresas e startups, profissionais e interessados no tema do mundo todo estarão na capital paranaense para o evento e vão contar com atrações inéditas para diversos setores: sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade, segurança, novas tecnologias para aproximar a população dos serviços públicos.

Entre os destaques, a inédita Arena Multiverso vai apresentar uma experiência em realidade virtual da Prefeitura de Curitiba. A Prefeitura de Curitiba vai lançar dois novos serviços na Smart Plaza Vale do Pinhão: o Cartão Curitiba, que vai ser a identidade digital do cidadão curitibano e vai facilitar o acesso a serviços públicos municipais, e uma parceria para o uso de táxis elétricos na cidade.

Pela primeira vez no Brasil, será realizado, durante o Smart City, o Tomorrow Mobility, o maior evento de mobilidade urbana do mundo. A Smart Plaza também será palco do sorteio extraordinário do programa Nota Curitibana, em celebração aos 330 anos de Curitiba, com primeiro prêmio mais alto, no valor de R$ 330 mil.

Quem for até o Centro de Eventos do Positivo vai encontrar outras novidades, como o inédito Salão de Eletromobilidade, com a experimentação de veículos elétricos espalhados por todo o Parque Barigui, e as áreas de machine learning, realidade aumentada e inteligência artificial.

“Temos representantes dos 26 estados brasileiros e 500 municipalidades confirmadas, com espaço exclusivo para prefeitos e prefeitas. Também teremos a área de congresso montada do zero na parte externa do Centro de Eventos, com todo o pavilhão ocupado pelos estandes da área de exposição, que incluem a Smart Plaza Vale do Pinhão”, antecipa Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities.

A área de exposição vai contar com 65 estandes empresas dos setores público e privado, com inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo. Na feira, o público vai ter contato com diversas experiências tecnológicas, como óculos de realidade virtual, impressoras 3D, soluções em conectividade e internet das coisas (IoT), big data, além de mais um espaço para os pitches das startups, a Ágora, estande inédito do iCities.

Com representantes de 34 cidades, de oito países diferentes, a área de congressos terá palestrantes de destaque internacional, como Cecilia Tham, CEO da Future Systems, que vai falar sobre o uso do metaverso para o desenvolvimento das cidades, e o carioca Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Urbana, que vai falar sobre como reciclar toda uma cidade.

Os ingressos para as áreas de exposição, da Arena Metaverso e da Smart Plaza são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento (https://smartcityexpocuritiba.com/). Os ingressos também podem ser adquiridos para a área de congressos no mesmo site, com valores que variam conforme categoria: Congress Full Pass, que dá acesso a todas as atividades nos três dias de evento; ou Congress Day Pass, válido para um dia.

Serviço:
Smart City Expo Curitiba 2023
Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de 22 a 24 de março (quarta a sexta-feira)
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.