Sociedade Ucraniana no Brasil, com sede em Curitiba, repudia declarações de Arthur do Val sobre mulheres do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Parlamentar fez declarações durante viagem à Ucrânia, que passa por processo de invasão russa em seu território. Foto: Alesp.

A Sociedade Ucraniana no Brasil, que tem sede em Curitiba, divulgou nota de repúdio no sábado (5) sobre as declarações do deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos). O parlamentar, em áudios que foram divulgados pela imprensa, fez comentários machistas sobre as mulheres do país europeu durante viagem à região, em um momento de conflito devido a invasão russa no território da Ucrânia.

No texto, a instituição diz que as declarações do deputado são repugnantes e tenebrosas. “Trata-se de um ato de desrespeito e ataque às mulheres. Ele não ofende só as que foram citadas, mas a todas. Atinge também nossa origem e história, já tão agredidas por diferentes frentes em diferentes épocas”, diz a nota.

Entre os comentários do parlamentar está a interpretação dele de que as mulheres da Ucrânia seriam “fáceis porque são pobres”. As declarações foram motivo de repúdio também por outros políticos.

LEIA TAMBÉM

“Aproveitar-se de fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano. Enquanto uma das várias entidades representativas dos ucranianos no Brasil, cobramos resposta sobre tal atitude que não deve ter espaço na vida pública. Respeitem as mulheres”, conclui a Sociedade.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.