Solar do Rosário traz o jornalista Roberto Muggiati para encontro que destacou a carreira do experiente jornalista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 11 07 at 16.11.28
Ernani Buchmann, Isabela França e Roberto Muggiati (à dir.) depois do encontro que destacou a carreira do convidado como jornalista. (Foto: Divulgação).

O encontro “Aventuras na corte europeia de um jornalista brasileiro” recebeu neste mês o jornalista Roberto Muggiati que proporcionou ao público do Solar do Rosário uma noite de história, humor e reflexões sobre o jornalismo e a longevidade. O papo é parte do Plano Anual do Solar que recebe mensalmente personalidades da cena cultural para conversar com membros da Academia Paranaense de Letras.

O acadêmico e escritor Ernani Buchmann, que conduziu a conversa com Muggiati, destacou a carreira do convidado: ele já teve como “patrões” figuras históricas e icônicas, entre elas Charles de Gaulle, a Rainha Elizabeth, Roberto Civita, do Grupo Abril, Adolpho Bloch, do Grupo Manchete, e até Wladimir Putin. Essa menção fez o público mergulhar nas aventuras e experiências extraordinárias do jornalista. Muggiati, com sua vasta trajetória, compartilhou episódios inusitados e curiosos, desde sua passagem por Paris, onde estudou jornalismo com uma bolsa concedida por indicação da Madame Garfunkel, fundadora da Aliança Francesa de Curitiba, até seu tempo de BBC em Londres. Com leveza e carisma, ele relatou essas vivências, que foram ao mesmo tempo divertidas e marcantes, retratando o jornalismo em uma época de grandes transformações no cenário europeu e mundial.

Aos 87 anos, Muggiati encerrou o bate-papo com uma reflexão sobre o envelhecimento ativo e produtivo. Disse estar “lúcido, lúdico e lúbrico”, celebrando a “nova longevidade” que gerou uma geração de “super velhos” ativos. Ele citou como exemplos a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil e o escritor Dalton Trevisan, entre outros ícones culturais que, como ele, seguem produzindo. O “Plano Anual do Solar do Rosário” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio de empresas como Oregon, Fertipar e Supermercado Tozetto. Sob a coordenação de Liana Leão e Lucia Casillo Malucelli, o evento consolida o Auditório Regina Casillo como espaço de valorização do conhecimento e da experiência.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.