Startup curitibana AMA ganha prêmio inédito para o Brasil no SXSW 2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Startup curitibana AMA ganha prêmio inédito para o Brasil no SXSW 2023
A equipe da Agentes do Meio Ambiente (AMA) recebeu o prêmio Melhor Empresa Bootstrap no SXSW Picth, evento realizado em Austin, no estado do Texas (EUA). (Foto: Divulgação)

A startup curitibana Agentes do Meio Ambiente (AMA) tornou-se a primeira startup brasileira a participar da final do SXSW Picth e ganhar uma premiação na competição mundial que revela talentos que apresentam novas ideias criativas para melhorar o planeta. O evento é realizado dentro do South by Southwest (SXSW), em Austin (Texas/EUA), o principal encontro de tendências em inovação em tecnologia, música e cinema do mundo.

A startup integra o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, e recebeu o prêmio Melhor Empresa Bootstrap, uma das menções honrosas da disputa, entregue pelo SXSW à iniciativa que se destaque como negócio promissor, com criatividade e potencial. A AMA recebeu mil dólares de premiação, além da exposição internacional a potenciais investidores que procuram o que há de mais moderno em tecnologia de ponta e inovação.

A proposta da startup curitibana é contribuir com a limpeza das cidades com o suporte da tecnologia de redes sociais e a gamificação, criando influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza, zeladoria urbana, logística reversa.

O feito da AMA foi inédito para o ecossistema de inovação brasileiro, sendo a primeira vez em 15 anos que uma empresa brasileira recebe a premiação do SXSW, realizado anualmente. “É um reconhecimento importante porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil focando o ser humano”, diz Marcelo Crivano, idealizador da AMA.

A final do SXSW Pitch 2023 reuniu 40 startups finalistas selecionadas entre 613 iniciativas do mundo todo, em oito categorias, na noite do último domingo (12). Foi a primeira vez que o Brasil contou com representantes no evento. “É um resultado a ser celebrado pelo Vale do Pinhão e todos os ecossistemas de inovação do país. É um reconhecimento à criatividade do brasileiro para criar soluções relevantes para as cidades e fazer transformações sociais”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento.

Além da AMA – que concorreu na categoria Smart Cities, Transportation & Sustainability (Cidades Inteligentes, Transportes e Sustentabilidade), vencida pela startup norte-americana Urban Machine –, a startup de São Paulo (SP) Lyga também se classificou à final do SXSW Pitch 2023 na categoria Future of Work (Futuro do Trabalho), que teve como campeã a Reach Pathways (EUA).

Crivano vai falar mais sobre a iniciava da plataforma AMA durante o Smart City Expo Curitiba 2023, que será realizado de 22 a 24 de março e é a versão brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes. O acesso à área de exposição e à Smart Plaza Vale do Pinhão são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento (https://smartcityexpocuritiba.com/).

AMA

Em Curitiba, a AMA é uma das integrantes da equipe vencedora de um prêmio da ONU, o Climate Smart Cities Challenge (Desafio Climático das Cidades Inteligentes), compondo a equipe do Curitiba Smart Neighborhoods, com mais três empresas – a curitibana Coletivo Ambiente Livre e as suecas Smart Green Station e Nudgd – para a criação de um projeto-piloto de zero emissão de CO2 e de promoção do desenvolvimento socioambiental na região do Vale do Pinhão e Vila das Torres.

A AMA é uma startup voltada ao desenvolvimento sustentável que iniciou sua proposta em Curitiba, com um projeto piloto em maio de 2019, no bairro Tatuquara. Também realizou ações-piloto na Amazônia, na limpeza de igarapés em Manaus (AM). Sua proposta é contribuir com a limpeza das cidades com o suporte da tecnologia de redes sociais e a gamificação, criando influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa e outras ações ambientais.

Hoje, com 54 funcionários, tem o projeto ativo em Florianópolis (SC), realizando a limpeza urbana com apoio da população.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.