Startups de tecnologia e empreendimentos imobiliários foram destaques no 1º Fórum do Investidor 2024, realizado pelo WTC Curitiba

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renato e marcel
Os especialistas em investimento Renato Abissamra e Marcel Malczewiski. (Foto: Rodrigo Félix Leal)

O World Trade Center (WTC) realizou o primeiro Fórum do Investidor 2024, no Business Club em Curitiba, palco de networking entre os associados, investidores e empresários. O evento proporcionou discussões sobre o mercado brasileiro de investimentos alternativos. 

Os participantes acompanharam palestras, seguidas de coquetel que integraram a agenda do WTC|Ric Business, parceria estratégica entre a associação que promove o ambiente de negócios WTC Curitiba e o Grupo Ric. 

Convidados do Fórum, os especialistas em investimentos Marcel Malczewski, CEO da TM3 Capital, e Renato Abissamra, sócio da Spectra Investimentos, destacaram a importância das startups de tecnologia e empreendimentos imobiliários arrojados, que apostam no movimento ESG com modelo de gestão e governança liderados pelas novas gerações, como alternativas para quem procura investimentos alternativos no Brasil, indo além dos tradicionais fundos de renda fixa

“Os investimentos promissores no Brasil têm sido feitos em algumas empresas e em startups. Investimos recentemente na Housi, de São Paulo, já bem conhecida, que trabalha com o mercado imobiliário e short stay,  modelo de alugueis de curta temporada. A Housi recentemente captou um aporte de R$ 45 milhões. O segundo caso é o investimento na fintech Asas, uma startup de Joinville (SC)”, destaca Marcel Malczewski”.

O empresário fundou a Bematech, primeiro empreendimento da então recém-criada Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), em 1989, foi adquirida pela Totvs em 2015. Em 2011, Marcel fundou a TM3 Investimentos, especializada em venture capital.

Já Renato Abissamra, sócio da Spectra Investimentos, falou sobre as oportunidades no sul do país. Com mais de R$ 7 bilhões administrados, a Spectra fechou um acordo com a OutField Ventures, uma gestora focada em esportes, para ancorar seus fundos e se tornar sócia minoritária da firma.

“A Região Sul é uma região onde as potências são enormes, porque no final das contas reúne bons empreendedores. É o que faz a diferença, e o Sul é cheio deles”, avalia Renato.

A visão é compartilhada por Marcel, que complementa que o modelo de gestão das empresas e o perfil do consumidor no Sul do Brasil estão mais próximos do modelo norte-americano e europeu. “Diferentemente de boa parte da América Latina, o Sul do Brasil tem uma característica de consumo e de gestão com pensamento de longo prazo, sustentabilidade, gestão mais firme e séria. Isso vale também para o consumidor. Uma experiência clássica no setor da energia, por exemplo, é de estados que têm problemas com “gato” e inadimplência no pagamento da conta de luz. O Paraná não tem esse tipo de problema: nosso consumidor paga suas contas em dia e, quando atrasa, paga com juros. Então vejo que o Sul em geral tem esse diferencial.”

No que diz respeito aos Investimentos internacionais, sustentabilidade, governança e preocupação social, são pontos que estão cada vez mais presentes. “O investidor que não tem essa preocupação vai ter problemas no futuro para fazer captações. Então a gente percebe claramente, por exemplo, que se você for atrás de dinheiro em Washington, no Banco Mundial, não poderá propor um investimento se não houver a preocupação com ESG. E isso vem cadeia abaixo, vemos cada vez mais investidores, inclusive alternativos, se preocupando com o impacto que provocam na sociedade e no futuro do Brasil”, destaca Renato.

“O Brasil é um país que depende do investimento estrangeiro. E onde eles vêm investindo no Brasil? Temos setores clássicos como o de infraestrutura e energia, não só americanos, mas também chineses e europeus. E mais recentemente, vemos outro tipo de investidor, de risco e alternativa, que investe em rodadas de startups”, enfatiza Marcel.

O WTC | Ric Business

Grupo Ric e WTC Curitiba assinam uma série de eventos destinados a empresários e executivos locais, com a presença de palestrantes especialmente convidados. Eles abordam temas de alta relevância para o cenário econômico do país e do Paraná, com destaque para o networking e a internacionalização de negócios. O WTC organiza os eventos e o Grupo Ric faz ampla divulgação em seus canais, fornecendo informações relevantes de negócios para o público paranaense.

O WTC

O World Trade Center (WTC) promove o relacionamento entre seus associados, utilizando uma das mais poderosas ferramentas corporativas, o networking, além de proporcionar a identificação e a prospecção de parceiros dentro da plataforma de negócios do WTC Association. O WTC Association, considerado um dos principais clubes de negócios do mundo, estimula oportunidades de comércio e investimento para incorporadoras de propriedades comerciais, agências de desenvolvimento econômico e empresas internacionais que buscam se conectar globalmente e prosperar localmente. 

O Grupo Ric 

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.

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