A exposição “Caminhos do Encantamento”, apresentada em Curitiba em 2021 na fachada do Teatro Guaíra, será levada à Luka Art Gallery, galeria sediada no Palácio Biester na cidade de Sintra, em Portugal, entre 24 de fevereiro e 16 de março. A mostra, assinada pelo artista visual curitibano Gustavo Krelling e produzida pelo Grupo Montenegro, foi criada especialmente como uma ação complementar para a quarta edição do festival de teatro infantil “. Era uma vez, eram duas…Eram três”, também promovido pelo grupo. Ela propõe aos visitantes de todas as idades uma imersão no universo de fantasia dos contos de fadas por meio da recriação de figurinos de personagens famosos da literatura infantil, como João e o Pé de Feijão, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria.
Todas as peças foram desenhadas em croquis e materializadas por Krelling a partir da utilização de materiais recicláveis que foram ressignificados sob a proposta de provocar no público a emoção de revisitar os contos pelo impacto visual e, ao mesmo tempo, surpreendê-lo pela versatilidade dos insumos usados na sua confecção, como manqueiras de jardim, sacos de lixo, embalagens de alimentos, rolos de papel higiênico, garrafas pet e plásticos. Isso sem contar a importância da discussão que também promove sobre o desperdício e a preservação do planeta.
Ao todo serão expostos cinco figurinos, dentre eles uma representação do pé de feijão (de João e o Pé de Feijão); da bruxa dos doces (João e Maria), da fada-madrinha (Cinderela) e a figura da própria Chapeuzinho Vermelho. Além destes, a exposição leva uma criação inédita – o figurino da Pequena Sereia, produzido especialmente para a temporada em Portugal devido ao autor do conto, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, ter vivido um importante momento de sua vida em Sintra.
Na exposição os visitantes ainda poderão conferir 30 croquis diversos, com outros figurinos, também de autoria de Krelling. Como parte da programação, haverá um vídeo com imagens de quadros diversos e de tamanhos diferentes, produzidas por Inteligência Artificial, inspirados nos figurinos expostos, nas personagens de Hans Christian Andersen, no bosque de Sintra e muito mais. A abertura oficial da exposição “Caminhos do Encantamento” será realizada no próximo dia 24 com um baile de máscaras inspirado no período das luxuosas celebrações de Carnaval europeu do século XIX. Para este evento Gustavo Krelling produziu 50 máscaras de garrafas pet que serão usadas pelos convidados da ocasião, dentro do mesmo conceito de sustentabilidade das demais peças. As máscaras poderão ser vistas na vitrine temática da loja Tutu Sapatilhas, uma das patrocinadoras da exposição, em Curitiba, até o começo de fevereiro.
Gustavo Krelling, 35 anos, trabalhou como aderecista por mais de 10 anos na preparação das escolas de samba do Rio de Janeiro. Assinou figurinos para mais de dez produções entre espetáculos de teatro, óperas e musicais. Em 2021, foi premiado com o Rio Webfest de melhor websérie educacional brasileira por “O Fantástico Ateliê do Gu”, sobre a história da arte, em parceria com o diretor teatral Jorge Farjalla. Atualmente é um dos proprietários da Tutu Ateliê de Sapatilhas, marca de sapatos artesanais na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1211, no bairro Bigorrilho.