Em comemoração oficial aos 15 anos do Teatro Positivo, foi realizado, na última segunda-feira (13), um concerto do pianista curitibano Estefan Iatcekiw. A apresentação no espaço cultural marcou também o lançamento de “Destiny”, primeiro disco solo do músico, com obras do compositor russo Sergei Rachmaninov.
Considerado um prodígio, Estefan foi para a Rússia aos 15 anos, onde começou a cursar o bacharelado em piano clássico no Conservatório de Moscou. Arrebatado pela vida e carreira de Rachmaninov, que viveu entre os séculos 19 e 20, o curitibano de apenas 19 anos é considerado, atualmente, um dos melhores intérpretes da obra de seu ídolo que, há mais de um século, frequentou as salas da mesma instituição.
Com um currículo extenso e invejável, o pianista coleciona prêmios dentro e fora do Brasil, como o 1º lugar no 4º International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists, na Alemanha, quando tinha apenas 10 anos. Aos 18 anos, foi premiado e laureado no primeiro concurso Rachmaninov, realizado Rússia, em 2022. Foi considerado ainda o melhor intérprete do brasileiro Villa Lobos e premiado no Concurso Internacional Cidade de Vigo, na Espanha. Sua técnica e talento encantam plateias de todo o planeta.
Para o diretor da UP Experience (UPX), Eduardo Faria, esse é mais um passo na longa jornada que Estefan junto ao Teatro Positivo. “É uma honra saber que estamos abrindo as comemorações de 15 anos do teatro com o pianista mais jovem da história a ser aceito em um dos conservatórios mais prestigiados do mundo. Ao longo dos anos, passamos a fazer parte da história desse brilhante músico e temos muito orgulho desse vínculo”, afirma.
“Destiny” é composto por duas sonatas de Rachmaninov. “É o primeiro CD com as obras desse grande compositor russo do período romântico tardio da música clássica. Estou me especializando nas obras de Rachmaninov e tive o prazer e a responsabilidade de gravar as duas sonatas que ele compôs”, revela Iatcekiw.
O concerto de Estefan Iatcekiw faz parte da série Clássicos Positivo. De acordo com o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, o grupo escolheu investir na promoção da música clássica como principal foco na área cultural. “Poucas expressões artísticas demandam tanta virtuosidade e perfeição técnica quanto a música clássica. Apreciar um grande concertista como o Estefan, é ser inspirado por seu exemplo de dedicação, disciplina e sensibilidade singular. Além de inspirar pela virtude de intérpretes e pela genialidade de compositores, a música clássica demanda alguma medida concentração e contemplação do ouvinte”, destaca.
Terceiro maior teatro do Brasil, com capacidade para 2.400 lugares, o Teatro Positivo foi inaugurado em 29 de março de 2008, com um concerto do tenor lírico José Carreras. Para celebrar os 15 anos, a UP Experience (UPX), empresa que administra o teatro, preparou uma programação especial com dezenas de atrações nacionais – já estão confirmados Fafá de Belém (17 de março), Viva Momix (28 de março), Dire Straits Legacy (3 de maio), Paulinho da Viola (25 de junho) e Orquestra Infantil Alegro (26 de junho).
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: