Teatro Positivo comemora 15 anos com concerto do pianista curitibano Estefan Iatcekiw

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
Considerado um prodígio, o músico de 19 anos fez bacharelado em piano clássico no Conservatório de Moscou e é reconhecido como um dos melhores pianistas da atualidade. (Foto: Nay Klym)

Em comemoração oficial aos 15 anos do Teatro Positivo, foi realizado, na última segunda-feira (13), um concerto do pianista curitibano Estefan Iatcekiw. A apresentação no espaço cultural marcou também o lançamento de “Destiny”, primeiro disco solo do músico, com obras do compositor russo Sergei Rachmaninov.

Considerado um prodígio, Estefan foi para a Rússia aos 15 anos, onde começou a cursar o bacharelado em piano clássico no Conservatório de Moscou. Arrebatado pela vida e carreira de Rachmaninov, que viveu entre os séculos 19 e 20, o curitibano de apenas 19 anos é considerado, atualmente, um dos melhores intérpretes da obra de seu ídolo que, há mais de um século, frequentou as salas da mesma instituição.

Com um currículo extenso e invejável, o pianista coleciona prêmios dentro e fora do Brasil, como o 1º lugar no 4º International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists, na Alemanha, quando tinha apenas 10 anos. Aos 18 anos, foi premiado e laureado no primeiro concurso Rachmaninov, realizado Rússia, em 2022. Foi considerado ainda o melhor intérprete do brasileiro Villa Lobos e premiado no Concurso Internacional Cidade de Vigo, na Espanha. Sua técnica e talento encantam plateias de todo o planeta.

Para o diretor da UP Experience (UPX), Eduardo Faria, esse é mais um passo na longa jornada que Estefan junto ao Teatro Positivo. “É uma honra saber que estamos abrindo as comemorações de 15 anos do teatro com o pianista mais jovem da história a ser aceito em um dos conservatórios mais prestigiados do mundo. Ao longo dos anos, passamos a fazer parte da história desse brilhante músico e temos muito orgulho desse vínculo”, afirma.

“Destiny” é composto por duas sonatas de Rachmaninov. “É o primeiro CD com as obras desse grande compositor russo do período romântico tardio da música clássica. Estou me especializando nas obras de Rachmaninov e tive o prazer e a responsabilidade de gravar as duas sonatas que ele compôs”, revela Iatcekiw.

Teatro Positivo comemora 15 anos com concerto do pianista curitibano Estefan Iatcekiw
Inaugurado em 2008, o Teatro Positivo terá, durante todo o ano, uma extensa programação de shows e espetáculos para celebrar seus 15 anos. (Foto: Divulgação)

O concerto de Estefan Iatcekiw faz parte da série Clássicos Positivo. De acordo com o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, o grupo escolheu investir na promoção da música clássica como principal foco na área cultural. “Poucas expressões artísticas demandam tanta virtuosidade e perfeição técnica quanto a música clássica. Apreciar um grande concertista como o Estefan, é ser inspirado por seu exemplo de dedicação, disciplina e sensibilidade singular. Além de inspirar pela virtude de intérpretes e pela genialidade de compositores, a música clássica demanda alguma medida concentração e contemplação do ouvinte”, destaca.

Terceiro maior teatro do Brasil, com capacidade para 2.400 lugares, o Teatro Positivo foi inaugurado em 29 de março de 2008, com um concerto do tenor lírico José Carreras. Para celebrar os 15 anos, a UP Experience (UPX), empresa que administra o teatro, preparou uma programação especial com dezenas de atrações nacionais – já estão confirmados Fafá de Belém (17 de março), Viva Momix (28 de março), Dire Straits Legacy (3 de maio), Paulinho da Viola (25 de junho) e Orquestra Infantil Alegro (26 de junho).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.