Guarda Municipal de Curitiba faz 12,7 mil atendimentos em 2022 pelo telefone 153

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Guarda Municipal de Curitiba faz 12,7 mil atendimentos em 2022 pelo telefone 153
Guarda Municipal de Curitiba fez 12.781 atendimentos de solicitações pelo 153, em 2022. (Foto: Pedro Ribas/ SMCS)

A Guarda Municipal registrou 12,7 mil atendimentos à população de Curitiba pelo telefone 153, em 2022. O canal é o contato de emergência da corporação, que opera 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento é realizado por guardas municipais que integram o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital.  

Entre as solicitações mais registradas estão ocorrências envolvendo o trânsito (913), dano ao patrimônio (755) agressão física ou verbal (709) e a violação de medidas protetivas (667). Outro destaque também é acionamento da corporação pelo 153 para prestar apoio a outros órgãos (2.012). Em números totais, a GM atendeu 12.781 solicitações da população.

O comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior, explica que o telefone de emergência é o principal canal de comunicação com a população. Além disso, ele reforça que os registros encaminhados pela comunidade fazem a diferença em muitos casos. “Ainda que a guarda atue de forma preventiva em toda a cidade, em casos como pichação e dano ao patrimônio público, por exemplo, é imprescindível a participação da população para que possamos agir no ato e efetuar a prisão em flagrante”, explica o comandante.

Como funciona

Após o contato por telefone, um rádio operador da Guarda Municipal faz o registro da ocorrência no sistema e encaminha a viatura mais próxima do local para o atendimento da solicitação. Do Centro de Controle Operacional, a ocorrência é acompanhada até o seu encerramento.

Quando ligar

A ligação para o 153 pode ser feita quando o cidadão flagrar alguém pichando um muro, danificando uma estação-tubo ou furtando cabos da iluminação pública. Casos de importunação sexual dentro dos ônibus também podem ser informados à Guarda Municipal, pela vítima ou por testemunhas que tenham presenciado o fato.  

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.