Assim como a moda, no mundo dos vinhos há quem aposte em tendências. Uma das mais comentadas nos últimos tempos é a preferência pelos vinhos rosés.
Porto a Porto
Há dois anos os vinhos rosés firmaram-se como preferência da chamada geração Millenials, dos 18 aos 35 anos, na Europa, confirmando uma inclinação que há tempos era mencionada pelos especialistas em vinhos. Segundo o site WineIntelligence, houve, nos últimos dez anos, uma mudança significativa de comportamento em relação aos vinhos rosés, que já foram muito populares no passado, depois passaram por um período com conotação negativa e, nos últimos anos, ganharam novamente o mercado com versões encantadoras.
Os vinhos rosés, em geral, conservam um pouco da estrutura dos tintos e a vivacidade, devido à destacada acidez, dos brancos. Eles devem ser servidos geladinhos (entre 8 e 12º Celsius) e vão muito bem sozinhos, em um piquenique, na beira da piscina ou na praia, por exemplo, ou ainda acompanhando as refeições mais leves, típicas do verão. Selecionamos algumas opções para você conhecer e se apaixonar por esse estilo de vinho. Confira!
Santola Rosé
Recém-lançado no Brasil, é um vinho de caráter jovem, com aromas que lembram morangos e framboesas, suave e fresco. Leva na composição uvas típicas portuguesas, como Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Tem baixa graduação alcoólica (10,5%) e deve ser servido com temperatura entre 8 e 10º C.
Pouca Roupa Rosé
Elaborado com as uvas Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, em Portugal, destaca-se pelos aromas de frutos vermelhos. Em boca tem boa estrutura, é equilibrado e com saboroso final.
Nederburg Rosé
Esse rosé de uma das principais vinícolas da África do Sul, a Nederburg, apresenta aromas frutados, é suave em boca e muito agradável. Elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz e Pinotage, essa última típica do país africano.
Numbered Edition
Elaborado na região da Rioja, na Espanha, esse rosé é uma edição limitada recém-lançada no Brasil. A uva é a Tempranillo, que origina um vinho fresco e frutado. As garrafas são diferentes, sendo que cada uma tem seu número próprio. Destaca-se também pelo excelente custo e benefício. É um exemplar vegano.
Monsaraz Tradição Rosé
Corte das uvas Aragonez e Syrah, esse rosé português é delicado, elegante e equilibrado. Traz aromas que remetem à cereja, framboesa e morango. Em boca destaca-se pelo frescor e harmonia.
LEIA TAMBÉM:
- Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco
- Vinhos: conheça um pouco da história de uma das bebidas mais antigas do mundo!
JasdesVignes Provence IGP
Esse francês é fresco no paladar e traz aromas florais com notas frutadas muito elegantes, característica dos vinhos da Provence. É elaborado com as uvas Grenache, Syrah eCinsault.