A The PIPA Foundation, uma instituição de caridade registrada no Reino Unido dedicada ao avanço da arte contemporânea brasileira no cenário global, tem o orgulho de anunciar que está apoiando, como membro do grupo Brazilian Residency Patrons Circle, a “Brazil Residency at Gasworks” (Residência Brasil na Gasworks) que será realizada de 8 de abril a 24 de junho de 2024.
Uma vaga está sendo direcionada a um artista brasileiro, em estágio inicial de carreira.
As inscrições para o processo seletivo irão até o dia 30 de outubro de 2023, meio-dia (horário do Reino Unido).
O Instituto PIPA construiu uma ótima relação com a Gasworks ao longo da parceria realizada anteriormente, tendo oferecido aos primeiros vencedores do Prêmio PIPA – Renata Lucas (2010), Tatiana Blass (2011) e Marcius Galan (2012) – uma residência com a organização.
A residência financiada, oferecida, tem a durabilidade de 11 semanas na Gasworks em Londres, sendo uma oportunidade para desenvolvimento profissional, intercâmbio artístico e experimentação. Entre os benefícios, estão o acesso 24 horas a um ateliê particular na Gasworks, todos os custos de visto cobertos, acomodação (um quarto na Residency House), uma bolsa semanal de £ 150 para despesas de subsistência e um orçamento de materiais de £800.
Esta residência está aberta a artistas visuais que atuam em todas as disciplinas e que atualmente vivem e trabalham no Brasil. Os candidatos que residem fora do país não são elegíveis para esta vaga, e serão priorizados os artistas iniciantes que produzem trabalhos de alta qualidade e ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar em Londres. Os candidatos devem ter pelo menos um nível moderado de inglês falado e devem sentir-se confortáveis em participar de discussões artísticas em inglês. É importante que todos os candidatos pesquisem sobre a Gasworks antes de submeterem a sua candidatura.
A Gasworks organiza até dezesseis residências por ano, convidando artistas internacionais emergentes e em início de carreira para trabalhar ao lado de uma comunidade de nove colegas baseados em Londres durante três meses. As residências não são prescritivas, são baseadas em processos e se concentram em permitir que os artistas pesquisem e desenvolvam novos trabalhos. Os trabalhos são divulgados por meio de estúdios e eventos abertos, oportunidades que estimulam a interação, o diálogo e o networking profissional. A Gasworks fornece apoio pastoral e de curadoria durante toda a residência, no entanto, espera-se também que os artistas sejam proativos e automotivados e liderem a pesquisa e produção de seus trabalhos enquanto estiverem em Londres.
O artista selecionado deve ter a capacidade de interagir discursiva e especulativamente com o ambiente da Gasworks e com o contexto artístico e cultural mais amplo de Londres. Tendo isto em mente, os candidatos devem apresentar uma proposta de projeto no âmbito da sua candidatura, descrevendo os seus interesses de investigação específicos e intenções para a residência. Aqueles que não apresentarem uma proposta considerada específica para esta residência e para o contexto londrino serão desclassificados. O artista será selecionado com base em sua inscrição.
Apenas o artista selecionado será notificado até 13 de novembro de 2023. Devido ao elevado número esperado de candidaturas, não será possível responder individualmente ou fornecer feedback aos candidatos não aprovados.
A The PIPA Foundation tem o compromisso de promover o crescimento e o reconhecimento da arte contemporânea brasileira além das fronteiras do país. Inspirada na estreita colaboração com o Instituto PIPA, a fundação é movida pelo objetivo compartilhado de apoiar artistas, incentivar seu desenvolvimento e apresentar as suas criações notáveis a um público internacional e diverso.
Leia mais sobre a residência e inscreva-se aqui.