Tintas Vergínia conquista selo Aterro Zero e quer ser exemplo para o varejo e a construção civil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

whatsapp image 2023 06 12 at 15.16.47 1
Eduardo Bathke, diretor geral da Tintas Verginia

A empresa paranaense Tintas Vergínia passa por um processo de profissionalização das práticas ESG, sigla em inglês usada para ações de meio ambiente, responsabilidade social e práticas de governança

Na área do meio ambiente, no ano passado a empresa deixou de enviar para aterros sanitários mais de 330 toneladas de resíduos sólidos produzidos no seu Centro de Distribuição e fábrica, que fica em Campo Magro, na Região metropolitana de Curitiba.

Por isso, a empresa recebeu o selo Aterro Zero, concedido pela Performa Serviços Ambientais, uma empresa do grupo KWM – Kapersul Waste Management.

“Este selo é parte importante do nosso processo de profissionalização das práticas de ESG dentro da empresa. Sempre buscamos melhorar processos e realizar ações para gerar impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Mas, desde 2021, estamos unificando as iniciativas existentes e implementando outras para mostrar que toda e qualquer empresa, independentemente do seu faturamento e do seu segmento, pode e deve investir em boas práticas de ESG”, afirma Eduardo Bathke, diretor geral da Tintas Verginia.

Em 2022, a empresa destinou 225 toneladas de resíduos comuns, sólidos contaminados e borra de tinta para uso no coprocessamento pelas indústrias cimenteiras da Região Metropolitana de Curitiba. Outras 72 toneladas de plásticos, metal, papelão e entulhos foram recicladas. E cerca de quatro toneladas de madeiras foram transformadas em biomassa. 

“Ao profissionalizar e gerir de forma correta a destinação dos nossos resíduos sólidos, tivemos uma economia de 20% nos custos de destinação entre 2021, quando ainda não tínhamos essa gestão.” destaca Bathke. Além da redução de custos, a empresa gerou uma receita extra de R$ 50 mil no ano com a venda dos materiais reciclados, como latas de aço, plásticos e papelão.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.