Da Redação
Neste sábado (17), a Torre Panorâmica de Curitiba, de onde é possível ter uma vista de 360º de toda a cidade, está fazendo 31 anos. Inaugurada em 1991, como uma torre de telefonia, tem 109 metros de altura e nos dias ensolarados e de poucas nuvens também é possível visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e a Região Metropolitana de Curitiba.
Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia, e o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso. O Museu do Telefone fica no térreo, na entrada da Torre, com vários aparelhos que narram a evolução da telefonia,
“Poder contemplar o skyline da cidade é o que torna a visita até a Torre tão especial, além dela ser um ponto de destaque também na nossa paisagem. É um privilégio termos a Torre Panorâmica entre as nossas atrações turísticas”, diz Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Em setembro deste ano, os painéis informativos da Torre Panorâmica passaram a contar com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem. Os novos QR codes possibilitam que pessoas cegas escutem a descrição do que é visto.
Visitantes
Apesar de ter sido inaugurada em 1991, foi a partir de 2000 que o número começou a ser apurado. Em julho de 2019 a Torre Panorâmica alcançou o número de 2 milhões de visitantes e até novembro deste ano, contabilizou 2.197.928 visitas. Com a pandemia em 2020, as visitas foram suspensas por um período. E quando foi reaberta, as visitas passaram a ser controladas para evitar aglomerações, mantendo a segurança sanitária no local, com isso os números foram afetados. Mas Curitiba vem comemorando o retorno dos turistas e o aquecimento do setor. Em julho foi registrado o maior movimento do ano, com 14.757 visitantes na atração.
Um levantamento realizado pelo Instituo Municipal de Turismo aponta a origem dos visitantes em 2022. Sendo; 30,85% moradores de Curitiba e região metropolitana; 66,61% turistas nacionais (tem de todos estados, os principais: SP, SC, PR, RJ, RS), 2,54% turistas estrangeiros (69 países diferentes, os principais: EUA, Paraguai, Colômbia, Argentina, Alemanha).
SERVIÇO:
Os agendamentos de visitas à torre estão temporariamente suspensos. O atendimento será por ordem de chegada, sujeito à capacidade do mirante.
Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês
Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp)
Horário: das 10h às 18h
Entrada
Inteira R$ 6,00
Meia entrada R$ 3,00 (crianças de 05 a 09 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência;estudantes com carteirinha; professores com carteirinha; doadores de sangue com carteirinha).
Isento – Crianças menores de 5 anos
O pagamento deverá ser efetuado no local e apenas com cartão de crédito e débito.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: