Torta Banoffi ganha homenagem em Curitiba por atingir mais de um milhão de fatias vendidas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
img 3245 1
O casal Délio Canabrava e Renatta Ferian comemora a venda de 1 milhão de fatias de Banoffi. (Foto: Cesar Canabrava).

Para comemorar a marca de mais de 1 milhão de fatias vendidas, a Cantina do Délio lançou uma edição especial do Prato da Boa Lembrança da torta banoffi (também conhecida como banoffee) no Brasil. Curitiba é considerada o berço do doce graças à confeiteira e empresária Renatta Ferian, fundadora da marca Banoffi, que trouxe a iguaria diretamente da Inglaterra para encantar os paladares curitibanos e, posteriormente, de todo o país. Em homenagem a essa trajetória de sucesso, o restaurante comandado pelo chef Délio Canabrava, marido de Renata, decidiu lançar a edição especial do Prato da Boa Lembrança.
 
O prato é uma tradição da Cantina do Délio, que cria edições limitadas de pratos com o objetivo de homenagear receitas icônicas e perpetuar memórias afetivas dos clientes. Desde o dia 28 de outubro até 30 de novembro, os clientes que experimentarem o prato especial — a Panqueca de Ricota, espinafre e amêndoas laminadas, acompanhada da famosa torta Banoffi como sobremesa — levarão para casa um pratinho exclusivo, decorado com a ilustração da sobremesa que marcou a história da confeitaria curitibana. O prato completo custa R$ 140, e a edição é limitada.
 
A história da banoffi em Curitiba começa entre 1997 e 2000, quando Renatta viveu em Londres. Fascinada pela simplicidade e sabor da sobremesa britânica, ela trouxe a receita na bagagem para o Brasil. Inicialmente, Renatta começou a testar a receita em Curitiba, adaptando-a ao paladar brasileiro e mantendo sua essência. O sucesso foi imediato: seu marido, que na época era gerente de um restaurante, incluiu a torta no cardápio. O doce logo se tornou a sobremesa favorita dos clientes do antigo Beto Batata.
 
Foi nesse momento que nasceu a Banoffi, oficialmente registrada em março de 2002. A marca, além de ser pioneira em trazer a receita para o Brasil, carrega o compromisso de manter a qualidade e autenticidade da torta. Em mais de 20 anos de história, cada fatia é cuidadosamente montada e assinada uma a uma, garantindo o padrão que conquistou corações não só em Curitiba, mas em diversas cidades do país.
 
Originalmente, a banoffi pie foi criada no restaurante The Hungry Monk, em Sussex, Inglaterra, nos anos 1970, pelos chefs Ian Dowding e Nigel Mackenzie. Eles queriam dar um toque diferente ao nome e, para soar mais italiano, decidiram substituir as letras ‘ee’ por um ‘i’, criando ‘banoffi’. A sobremesa combinava banana e caramelo, uma fusão simples que se tornou um sucesso mundial. Desde então, a receita se popularizou, mantendo seu nome original e conquistando fãs pelo mundo.
 
Renatta adaptou a receita ao gosto brasileiro, e Curitiba abraçou a torta de uma maneira especial. A marca Banoffi foi a primeira a vender o doce no Brasil, e hoje, a sobremesa é referência e queridinha dos curitibanos.
 
“É um sentimento gratificante ter trazido essa receita para Curitiba e ver como ela foi abraçada pela cidade e pelo país. Estamos muito felizes em poder comemorar esse marco tão especial”, comenta a confeiteira.
 
Serviço:

Prato da Boa Lembrança da Cantina do Délio em homenagem à Banoffi
Quando: De 28 de outubro a 30 de novembro
Valor: R$ 140 (prato Panqueca com a torta Banoffi)
Onde: Cantina do Délio, Curitiba
Endereço: Rua Itupava, 1094, Alto da XV, Curitiba, PR
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado, das 12h às 23h
Instagram: https://www.instagram.com/banoffioriginal

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.