Da Redação
O Dia Mundial da Pizza, que também se transformou no Dia Nacional da Pizza, é comemorado neste domingo (10). Criada na Itália, a pizza conquistou o mundo e mais ainda o Brasil onde, além do prazer gastronômico, também gira a roda da economia. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil passou de 11 mil pizzarias ativas em 2008 para 112 mil estabelecimentos funcionando em 2022.
E Curitiba contribuiu para este crescimento. Um levantamento de junho deste ano da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento mostrou que existem 660 pizzarias ativas na capital. São 17% a mais do que o mesmo período de 2019, antes da chegada da pandemia de Covid-19, quando os estabelecimentos ativos eram 563. E o mesmo estudo mostrou que, mesmo no período mais crítico da pandemia, o número de pizzarias aumentou: foi de 593 em 2020 para 644 em 2021.
Séculos de história
Os imigrantes italianos que aqui aportaram no século 19 trouxeram em sua bagagem a receita da pizza e a introduziram em nossa culinária.
Atualmente, a um clique de aplicativo no celular, em cerca de 40 minutos é possível ter uma ou várias pizzas em sua porta. Tanta modernidade e facilidade escondem o fato de que esse alimento é muito antigo. Embora o costume de se fazer uma massa de farinha com temperos em cima remonte ao Egito antigo, conta-se que foi em Nápoles, em 1600, que foi criada a primeira pizza que viria a evoluir para a que consumimos atualmente. Era um alimento popular e acessível, vendido nas ruas. Mas, com o tempo, a pizza também conquistou a realeza italiana. Tanto é que uma das mais famosas é a margherita, criada em 1889 pelo pizzaiolo napolitano Raffaele Esposito.
Por ocasião de uma visita do rei Umberto I e da rainha Margherita, Esposito criou o estilo moderno de pizza, com coberturas mais rebuscadas. Ele fez três sabores, e a rainha se apaixonou por aquele que tinha inspiração nas cores da bandeira italiana: verde (do manjericão), branco (da muçarela) e vermelho (do molho de tomate).
No novo mundo, a primeira pizzaria, a Lombardi’s, foi inaugurada em 1905 em Nova York, nos Estados Unidos – e ainda continua operando. No Brasil, o registro é de que a primeira pizzaria foi a Cantina Santa Genoveva, inaugurada em 1910 no Brás, na cidade de São Paulo, pelo napolitano Carmino Corvino, o “Dom Carmenielo”.
Como todo prato estrangeiro que chega aqui, a pizza também caiu no gosto dos brasileiros e foi ganhando muitas variações de massa e de cobertura, algumas até bastante inusitadas, sem esquecer, claro, dos sabores tradicionais, que são preservados e muito apreciados até hoje. Mas não é preciso saber toda essa história e nem é necessário esperar um dia especial para apreciar uma ótima pizza. Afinal, ela é uma das preferências nacionais. Buon appetito!
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: