Da Redação
O Paraná vai receber 185 mil doses da vacina Comirnaty, da Pfizer, contra Covid-19 destinada ao público infantil com idade entre 5 e 11 anos. A previsão é de que as vacinas cheguem ao estado no início da próxima semana e estarão disponíveis para aplicação em todos os municípios em um prazo de no máximo 24 horas. Um lote com 1,2 milhão do imunizante deve chegar ao país nesta quinta-feira (13).
Com o volume encaminhado ao estado nesta primeira remessa – 185 mil doses – não será possível vacinar todas as crianças desta faixa etária: um total de 1.075.294 crianças, totalizando 5,25% da população. “A vacinação não vai acontecer toda em janeiro, ela vai se estender pelo menos até o final do mês de março com a primeira dose”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
A vacinação de crianças nesta faixa etária está prevista na Nota Técnica, publicada no último dia 5 de janeiro pelo Ministério da Saúde. O público infantil foi incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo a Nota Técnica, a imunização vai atender às diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.
O Ministério descartou a exigência de receita médica para a vacinação das crianças, acatando o que foi definido na audiência pública sobre o tema. Os pais ou responsáveis devem estar presentes e concordarem com a aplicação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.
Aprovação Anvisa
A Anvisa aprovou em dezembro o uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, para a imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A autorização veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil.
LEIA TAMBÉM:
- Paraná confirma primeiro caso da variante Ômicron; e estado já vive epidemia de H3N2
- Escalada da pandemia na cidade faz prefeitura adiar a 39ª Oficina de Música de Curitiba
A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. O imunizante será aplicado em duas doses de 0,2 mL, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
A tampa do frasco da vacina será laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: