Da Redação
Pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, mostra que as vendas de apartamentos novos em Curitiba cresceram pelo segundo ano consecutivo. Em alta também está o Volume Geral de Vendas (VGV) das unidades residenciais.
O levantamento traz os dados consolidados do primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. A análise da entidade é de que o mercado imobiliário na capital paranaense mantém indicadores positivos, mesmo enfrentando cenário adverso, devido à pandemia de Covid-19 e a inflação elevada.
“O que o setor tem muito claro é que Curitiba está vivendo um bom momento econômico, estamos caminhando para o pleno emprego na construção civil, a geração de renda aconteceu e a cidade está compradora. Então, o mercado imobiliário ainda pretende fazer bons lançamentos”, diz o presidente da Ademi-PR, Luiz Gustavo Salvático.
Segundo a pesquisa, nos primeiros seis meses do ano, as vendas de apartamentos novos em Curitiba cresceram 18,4%, em relação ao mesmo período de 2021. Assim, foram 3.987 unidades vendidas, ante 3.368 de janeiro e junho do ano passado. Já o VGV para unidades residenciais alcançou R$ 2,28 bilhões no acumulado do primeiro semestre de 2022. Isto é, um incremento de 28% em relação ao acumulado em igual período de 2021, quando chegou a R$ 1,78 bilhão.
Alvarás
No acumulado em 12 meses (de junho de 2021 a junho de 2022), o número de alvarás liberados soma 27.688 unidades. É o terceiro maior número de toda série histórica de acumulados em junho de um ano, desde 2008. Por outro lado, na comparação primeiro semestre de 2022 sobre mesmo período do ano passado, há uma ligeira queda no total de alvarás liberados, da ordem de -2,1%. Afinal, foram 8.971 de janeiro a junho deste ano, enquanto entre os mesmos meses de 2021 foram 9.164. Ainda assim, o resultado do primeiro semestre deste ano é o segundo melhor desde 2014.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: