Verão no Paraná terá ondas de calor temperadas com chuvas localizadas, diz Simepar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
edhdf
No Paraná o primeiro dia do Verão terá tempo abafado devido à massa de ar quente e úmido predominante, que favorece a ocorrência de chuvas rápidas e localizadas (Crédito: Getty Images/iStockphoto).

Chuva e ondas de calor intensas. Esta é a previsão para o Verão no Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O primeiro dia da estação será abafado devido à uma massa de ar quente e úmido predominante, que favorece a ocorrência de chuvas rápidas. O Verão começa à 0h27 do dia 22 de dezembro e termina à 0h26 de 20 de março de 2024. 

As temperaturas devem variar de 16ºC na Região Sul a 32 ºC na Região Norte e há 35% de probabilidade da temperatura da superfície do mar ultrapassar 2,0ºC. “O aumento da temperatura da superfície do mar no Pacífico Central e Centro-Leste acima de 1,5ºC gera condições propícias a chuvas volumosas e persistentes, ventanias e ondas de calor”, explica o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib. Há sinais que indicam que o fenômeno climático El Niño continuará ativo e intenso na bacia do Oceano Pacífico Equatorial.

O atual cenário climático global sugere que a temperatura média do ar ficará acima da média climática. Em relação à chuva, a tendência é de aproximação progressiva das médias climatológicas nas regiões Norte e Noroeste do estado. “A ocorrência de pancadas de chuva intensas, porém rápidas e localizadas, com incidência de muitas descargas atmosféricas, rajadas de vento e queda de granizo, faz parte da climatologia do Verão no Paraná” afirma o meteorologista. 

Nas redes sociais do Simepar está disponível diariamente a previsão do tempo por meio do podcast Simepar Informa. Já o site www.simepar.br traz a previsão para até 15 dias por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas mínimas e máximas, volume de chuva, etc. Os avisos sobre proximidade de eventos severos são emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e são enviados para o celular dos interessados. Para receber essas mensagens é preciso se cadastrar no site www.defesavicil.pr.gov.br na aba Cidadão.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.