O vereador e jornalista Herivelto Oliveira (Cidadania) vai assumir na sexta-feira (1) a prefeitura de Curitiba. Ele será o segundo prefeito interino negro da capital paranaense.
Herivelto foi eleito para o segundo mandato em 2020 e desde então se dedicou a causas ligadas a moradores em situação de rua, à recuperação de imóveis abandonados e melhorias no trânsito da capital paranaense.
O jornalista já foi âncora de jornais em emissoras de TV de Curitiba, já conduziu debates eleitorais sendo, inclusive, responsável pela coordenação do núcleo de eleições de uma emissora, além de ter desempenhado outras funções no meio televisivo.
Herivelto vai permanecer no cargo por uma semana durante a ausência do prefeito Rafael Greca, que irá a Buenos Aires. O vice-prefeito e pré-candidato à sucessão de Greca Eduardo Pimentel (PSD) não pode assumir para não ficar inelegível às próximas eleições. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Fachinello (Podemos), terceiro na linha sucessória municipal, também não pode assumir como interino já que é candidato à reeleição neste ano.
Herivelto foi o escolhido por não fazer parte da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, cuja totalidade dos integrantes disputará as próximas eleições e por ter desistido de concorrer a um terceiro mandato. “Não vou reinventar a roda. Vou cuidar da lojinha”, disse o vereador ao Grands por Bessa neste sábado (25). Ele acredita que não terá muito o que fazer porque assumirá em pleno feriado de Corpus Christi.
Feliz com a oportunidade, ele sente não poder dividi-la com os pais, já falecidos. Atualmente, Herivelto faz doutorado na Universidade Positivo em Administração de Tecnologia. Apoiador de Pimentel, ele disse que tem interesse em assumir um cargo no Executivo municipal caso o atual vice seja eleito.