Vereadores de Curitiba aprovam a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Vereadores de Curitiba aprovam a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down
Sessão que aprovou a lei no plenário da Câmara Muncipal de Curitiba contou com representantes da comunidade ligados à Síndrome de Down. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Neste mês de abril, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a Lei Municipal nº 16.150/2023, que cria a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down, uma importante conquista que dá diretrizes ao munícipio para políticas que ampliam o acesso das pessoas com T21 ao mercado de trabalho, à educação e à saúde.

O projeto que originou a lei foi construído em conjunto pelo gabinete do vereador Pier Petruzziello, famílias, instituições e pessoas com Síndrome de Down, as quais tiveram participação ativa na redação do texto e também na defesa da proposta no plenário da Câmara Municipal. “Política boa se faz com participação ativa da sociedade. E essa política para as pessoas com Síndrome de Down é participativa e foi construída em conjunto. Um marco importante na conquista de direitos, protagonismo e inclusão”, confirmou Petruzziello, na sessão de aprovação da lei na CMC.

Na ocasião, a atividade foi suspensa para que a comunidade tivesse a palavra através da fala de Laura Xavier Negri. “Moro em Curitiba, sou professora e pedagoga, tenho Síndrome de Down e represento o Paraná no grupo nacional da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês nesse dia tão importante, da votação da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down. A partir de hoje, Curitiba se tornará uma cidade melhor para se viver, porque o projeto compreende a Síndrome de Down como uma questão de direitos humanos”, afirmou.

O depoimento emocionou os vereadores presentes que aprovaram por unanimidade o projeto. Além da Laura, estiveram no plenário Marlene Carvalho, vice-presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down e sua filha Mayara, que tem Down, e Juliana Pistelli, coordenadora da Reviver Down, entre outros convidados.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Vereadores de Curitiba aprovam a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.