Ministro da infraestrutura confirma edital do pedágio da BR-277 para novembro
O ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou que o edital para implantação do pedágio na BR-277, no trecho que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá, será publicado no início do mês de novembro. Em entrevista exclusiva para o Grupo RIC, nesta segunda-feira (27), ele garantiu que, mesmo após as várias recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), o prazo será mantido.
O Tribunal de Contas da União (TCU) deve apresentar o relatório no próximo dia 26 de outubro, segundo o ministro. “tivemos com o relator, o ministro (do TCU) , Walton Alencar, e ele tem esse compromisso. Ele entregando no dia 26, nós publicamos o edital na primeira semana de novembro”, disse
A operação desses dois primeiros lotes deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023, de acordo com ele. Ao todo estão previstos seis lotes na rodovia, que corta todo o Estado.
Outro ponto levantado pelo ministro é que há uma preocupação em manter uma tarifa menor do que existia na antiga operação do pedágio, com 20% de deságio – ou seja, redução no valor-limite – do preço. Segundo ele, a intenção é que seja praticado um preço médio de R$ 0,10 no valor do quilômetro concedido. O valor por quilômetro era de R$ 0,16.
Free flow
Sampaio ainda falou da possibilidade de ser praticado o free flow, ou seja, pagamento de acordo com o trecho efetivamente rodado pelo motorista. Para isso, será necessário investimento em tecnologia para o real monitoramento real de veículos.
Assista na íntegra: