Faep alertou sobre o risco de deslizamentos nas BRs em agosto de 2021
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) afirmo uque, em agosto de 2021, entregou ao G7 – grupo que reúne entidades do setor produtivo – um documento em que alertava sobre os riscos da interrupção dos serviços prestados pelas concessionárias das rodovias do Anel de Integração.
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Na ocasião, a FAEP se posicionou contra o plano do governo do Paraná de abrir as cancelas de pedágio e defendeu que fossem firmados aditivos de contrato que garantissem a continuidade das concessões até nova licitação.
“O Estado não tem condições de substituir as concessionárias, por mais que, teimosamente, repitam o contrário”, consta do documento da FAEP. “Desta forma, vemos como necessários aditamentos nos atuais contratos por algum tempo, com redução substancial das tarifas […] apenas para a manutenção das vias e atendimento aos serviços que hoje se prestam, para evitar o pior. Isto não significará um recuo do governo do Estado em relação a sua postura, mas um ato de responsabilidade”.
Geólogo atesta “abandono” de estradas
Nesta terça-feira (20), a Faep divulgou o relatório do geólogo Elbio Pellenz, que foi contratado pela Federação para analisar a situação dos deslizamentos de terra que ocorreram na Serra do Mar (BR-277 e Estrada da Graciosa). em seu relatório, Élbio constatou que o incidente, que causou a morte de duas pessoas, pdoeria ter sido prevista e evitada.
Relembre as interdições em 2022
– 14 de outubro: um desmoronamento atingiu o km 42 da BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná. Desde então, os motoristas enfrentam meia pista para passar pelo local. A situação piorou no dia 28 de novembro, quando deslizamentos de terra ocorreram e chegaram a interditar completamente a rodovia. A liberação parcial ocorreu no dia 30 de outubro.
– 28 de novembro: na BR-376, no km 668, entre Curitiba e o Litoral de Santa Catarina, um primeiro deslizamento ocorreu, sem vítimas, e o trânsito passou a ser feito em pista única. No mesmo dia, horas depois, uma segunda ocorrência maior, atingiu carros e interditou as duas pistas. Duas pessoas morreram no desastre. Até o dia 19 de dezembro, o trânsito ainda fluía com bloqueio parcial.
– 28 de novembro: a BR-116, entre São Paulo e Curitiba, teve um deslizamento que provocou um bloqueio temporário em Campina Grande do Sul, próximo à Torre de Transmissão, no km 51. A faixa da direita e o acostamento foram bloqueados temporariamente.
– 29 de novembro: um deslizamento de terra foi registrado no km 8, perto da Grota Funda, em uma região que fica no trecho mais sinuoso e íngreme da Estrada da Graciosa. Nenhum veículo foi atingido no incidente. No dia 19 de dezembro, o local seguia interditado nos dois sentidos.