Greca visita escola atingida por incêndio após explosão em sobrado no Capão Raso
O prefeito Rafael Greca visitou, nesta terça-feira (6), a Escola Municipal Umuarama, que passou por uma reforma de emergência. Situada no bairro Capão Raso, na Regional Pinheirinho, a estrutura do colégio foi atingida pelo incêndio resultante da explosão do botijão de gás de uma residência vizinha. O acidente aconteceu em 12 de julho.
“Nesta véspera da celebração pelos 200 anos do Brasil como nação, entregamos essa obra para o setor que emancipa o cidadão, pois a verdadeira independência nasce da educação”, disse Greca, que aproveitou a visita para detalhar as intervenções feitas pela Prefeitura no local.
Por meio da Secretaria Municipal da Educação, foram investidos R$ 67.627,72 na recuperação do muro dos fundos da unidade, bem como das paredes de uma sala de aula, da sala dos professores e de parte do teto. “O susto passou e está tudo novo”, disse.
Adaptações temporárias
A Escola Municipal Umuarama está em funcionamento há 46 anos. Estudam no local 442 crianças de pré-escolar e anos iniciais do Ensino Fundamental. Até o fim do mês, por causa das obras, 35 estudantes do 5º ano tiveram aulas no Centro de Educação Integral Cláudio Abramo. Isso foi necessário porque a sala de aula da turma foi uma das dependências atingidas pelo acidente.
Por causa dessa adaptação, nos primeiros dias do segundo semestre letivo os estudantes chegavam até a escola temporária com transporte escolar organizado pela Prefeitura. No final do período, do mesmo modo, voltavam até o portão da unidade em obras.
Manifestações de carinho
Cursando o último ano na escola e representando os demais colegas, os estudantes do 5º ano Lucas Pontes, Melissa Fogaça e Bryan Leal Zyla homenagearam o prefeito com lembranças feitas pela turma.
Já Isabele Cristine Garcia surpreendeu Greca com um souvenir especial: a miniatura de uma caneca comemorativa dos 300 anos de fundação de Curitiba, celebrados em 1993, no início de sua primeira gestão como prefeito. A peça pertenceu à avó de Isabele, que incentivou a neta a entregá-la ao prefeito.
Greca retribuiu com gibis temáticos sobre a Independência do Brasil. “Cada um terá o seu, para ler, entender e guardar”, disse.