Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida terão táxis exclusivos em Curitiba
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (temporária ou permanente) terão táxis exclusivos adaptados para transporte em Curitiba. Os preços das corridas são os mesmos dos táxis convencionais.
Leia mais:
- Chuvas intensas: Paraná tem alerta de tempestades nesta quinta (9)
- Torresmofest começa nesta quinta em Maringá com mais de 20 opções e 15 toneladas de comida
Atualmente Curitiba possui 11 veículos adaptados que operam tanto no modelo convencional quanto para pessoas com deficiência. Segundo o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estima-se que 24% da população de Curitiba seja formada por pessoas com deficiência (nas categorias física, auditiva, visual ou intelectual).
Requisitos
Segundo Alessandro César de Souza Alves, gestor da Área de Mobilidade Comercial da Urbs, os interessados – autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs) – terão que seguir uma série de requisitos.
Os veículos, além de serem adaptados com plataforma ou rampa, precisam ter uma comunicação visual específica com adesivos com o símbolo universal de acessibilidade da ONU e também com o de cadeirante. Os interessados podem ter mais informações sobre o decreto AQUI.
Ele ressalta que a categoria terá os mesmos benefícios fiscais concedidos aos taxistas, possibilidade de uso dos pontos já existentes na cidade, além de poder entrar nesse mercado por meio do processo simplificado, já que o interessado não precisará passar por um processo licitatório, que é exigido para liberar outorgas do serviço tradicional de táxi no município.