Raio X: Tetro e nova Câmara de Vereadores de Marechal C. Rondon devem começar a funcionar neste ano

por Aline Cristina
com Cidade Alerta Oeste
Publicado em 24 fev 2023, às 09h13. Atualizado às 09h36.

Obras que andaram mais em um ano do que nos últimos dez. Os prédios que estavam inacabados em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, agora tomam forma e esperança dos moradores. O teatro e o antigo fórum da cidade devem começar a funcionar ainda neste ano. O Cidade Alerta Oeste traz o comparativo das obras de Marechal, na nova série Raio X, o Retorno, que mostra o que mudou no último ano, na cidade do Oeste.

Teatro

O prédio do teatro está em construção há 13 anos. Marcio Rauber,  prefeito de Marechal Cândido Rondon, diz que  a espera está perto do fim. “Teve investimentos importantes, que continuam para que a gente consiga finalizar”. 

Construção ampla, com mais de 800 lugares, arquitetura icônica e que evidencia o orgulho do povo alemão. O investimento de 12 milhões de reais também possibilitou a construção de uma casa cultural onde serão oferecidas oficinas às crianças e jovens da cidade. Falta pouco, mas o processo não foi tão simples assim.  

Em 2016, a construção foi inaugurada mas, não estava nem perto de ficar pronta. Na época, ninguém entendeu nada… No ano seguinte, a empresa responsável pela parte técnica abandonou o contrato alegando ser impossível cumprir o projeto com o investimento inicial e uma nova licitação foi feita.

De cara nova

Em um ano, a mudança do antigo fórum é visível. Agora, futura Câmara de Vereadores. O local que antes estava totalmente destruído, hoje passa por uma reforma completa.

Desde que o novo fórum foi inaugurado, há quase cinco anos, o destino do antigo foi uma incerteza. No início, o prédio, que era de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, seria “emprestado” ao município. Mas, na época, as condições impostas não foram aceitas pela prefeitura. 

Em dezembro de 2021, o trâmite de doação finalmente foi firmado. a obra começou na metade do ano passado e caminha a passos rápidos. São mais de dois milhões de reais investidos e a promessa é de que a casa de leis comece a funcionar em maio.