Ratinho Junior diz que avançam as negociações da modelagem do novo pedágio no PR
O governador Ratinho Junior (PSD) esteve em Brasília nesta quinta-feira (19) para uma reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho, para discutir o programa de concessões do pedágio no Paraná. O chefe do executivo estadual disse que as negociações avançaram e questões técnicas serão discutidas nos próximos dias entre as equipes técnicas do Estado e da União.
Leia mais:
- Governo faz ‘limpa’ em massa na PRF; veja lista dos dispensados
- Lula critica o Banco Central e diz: ‘A gente podia nem ter juros’
Ratinho afirmou que as discussões para liberação do leilão dos primeiros lotes também estão avançadas e que o objetivo do Governo do Paraná é manter a modelagem prevista em 2021, com o leilão dos lotes na bolsa de valores, com obras e tarifas mais baixas.
“Avançamos bastante na construção da modelagem. O que defendemos é um pedágio com o menor preço, com o leilão ocorrendo na Bolsa de Valores e com obras. E o Ministério dos Transportes também entende que esse é o caminho”, afirmou o governador.
Novo pedágio ainda aguarda definição
Um novo modelo de pedágio está sendo estudado desde o fim da concessão anterior, em 2021. A modalidade apresentada pelo governo Bolsonaro – ao lado do governo Ratinho – previa mais de três mil quilômetros de concessão e divisão em seis lotes negociados em leilão na bolsa de valores. Apesar do projeto, nenhum dos lotes foi lançado em 2022.
Após a vitória do presidente Luis Inácio Lula da Silva, a modalidade passou a ser questionada. O ministro Renan Filho disse que a ideia é manter o modelo apresentado junto ao Ministério da Infraestrutura anterior.