Torres de energia são derrubadas no Paraná e outros 2 estados; Aneel suspeita de vandalismo
Torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas entre a noite de domingo (8) e a segunda-feira (9) no Paraná e Rondônia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há indícios de sabotagem e vandalismo.
Leia mais:
- BR-277 só deve ser liberada totalmente dia 25 de fevereiro no Litoral, diz DER-PR
- Trabalhadores mortos em acidente na BR-369, no Oeste do Paraná, são identificados
A informação foi divulgada nesta terça-feira (10) pela CNN. Segundo o boletim divulgado pela emissora, a torre foi derrubada em Medianeira, a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense.
Conforme a Aneel, na madrugada de segunda-feira (9), foram registradas quedas na linha de transmissão de Furnas, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Ibiúna (SP).
Apesar das quedas, não houve consequências para o sistema nacional da ocorrência no Paraná. A normalização está prevista para sexta-feira (13).
Quedas em outros estados
O boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Aneel aponta ocorrências como as do Paraná também em Rondônia e São Paulo. Uma torre de transmissão caiu entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes.
A outra ocorrência foi registrada em Araraquara, no interior de São Paulo. As quedas geraram o desligamento da linha de transmissão, mas não houve consequências para o sistema nacional.