Totem da Guarda Municipal é inaugurado em Londrina; entenda como funciona
Foi inaugurado nesta terça-feira (16) o totem da Guarda Municipal (GM), em Londrina, no Norte do Paraná. A estrutura está instalada na praça Dom Pedro I, na Zona Oeste da cidade. O equipamento tem como objetivo dar mais segurança para as pessoas que frequentam o local.
O totem conta com várias funcionalidades. No total, são nove câmeras que permitem o monitoramento pela GM a distância. Em caso de trote, a imagem do criminoso ficará registrada no banco de dados.
Também é possível se comunicar com os guardas por meio de um alto-falante, caso esteja em situação de perigo, por meio do botão de emergência. Além de promover a segurança, o aparelho disponibiliza wi-fi para quem passa pelo local.
Uma empresa de Curitiba cedeu este equipamento de segurança para o município sem custo. O totem deve estar disponível por seis meses, em fase de teste. Após o período, a Secretaria de Defesa Social vai avaliar se deve ou não mantê-lo na praça. Também vão analisar se há possibilidade de implantá-lo em outros lugares da cidade.
Outra funcionalidade que não foi instalada permite a contagem de pessoas no ambiente. Porém, como ainda está em fase de teste, essa função não está disponível.
“Ele é muito funcional, só que a gente precisa testar. Porque nós pegamos no formato convencional, com acompanhamento técnico da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) para que possamos fazer uma avaliação na prática”
afirma o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos
Além do aparelho, a praça passou por uma revitalização. O espaço era depredado por pessoas em situação de rua, por este motivo a reforma foi necessária. Agora, o local conta com um novo visual, lixeiras e bancos novos.