Aspirador de pó robô grava momentos íntimos de mulher e fotos vazam na internet
Um robô aspirador de pó capturou imagens de uma mulher sentada no vaso sanitário e em outros momentos íntimos, e as fotos mais tarde apareceram no Facebook.
- Leia também:
As notícias do vazamento de dados do novo robô aspirador da série Roomba J7 da iRobot surgiram este mês nos sites internacionais.
As fotos foram tiradas com a câmera de um modelo de teste do gadget doméstico e depois enviadas para a Scale AI, uma startup que contrata trabalhadores de todo o mundo para rotular dados de áudio, foto e vídeo usados para treinar sistemas de inteligência artificial.
Um porta-voz dos pioneiros em aspiradores autônomos iRobot admitiu que as imagens foram capturadas por seus dispositivos em 2020.
No entanto, eles enfatizaram que as fotos foram tiradas por “robôs de desenvolvimento especial com modificações de hardware e software que não estão e nunca estiveram presentes nos produtos de consumo da iRobot para compra”.
Eles acrescentaram que os dispositivos foram entregues a funcionários pagos que assinaram acordos por escrito reconhecendo que quaisquer dados coletados pelo Roombas, incluindo vídeo, poderiam ser enviados de volta à empresa para fins de treinamento.
A empresa disse que os dispositivos especiais de teste foram marcados com um adesivo que deixava claro que a gravação de vídeo estava em andamento e que eles aconselharam os participantes do teste a “remover qualquer coisa que considerem sensível de qualquer espaço em que o robô circulasse, incluindo crianças”.
A empresa se recusou a compartilhar cópias dos acordos assinados ou a oferecer entrevistas a qualquer um dos testadores de produtos.
Colin Angle, CEO da iRobot, disse que a empresa está “encerrando seu relacionamento com o provedor de serviços que vazou as imagens, está investigando ativamente o assunto e está tomando medidas para ajudar a evitar um vazamento semelhante por qualquer provedor de serviços no futuro”.