O programa RIC Mais Notícias, da rede Jovem Pan Paraná, conversou com a Deputada Gleisi Hoffmann (PT) nesta terça-feira (9), dando continuidade a série de entrevistas sobre a reforma da Previdência com os congressistas paranaenses que atuam em Brasília. 

Reforma da Previdência: confira todas as entrevistas da bancada paranaense

‘Tem que fazer ajuste em cima de quem ganha bem’

Gleisi afirmou que é contra a reforma da Previdência porque a proposta, segundo ela, recai sobre a maioria dos beneficiários do regime geral de previdência social. “Os aposentados comuns, digamos assim, e não sobre aqueles que realmente tem uma diferenciação na aposentadoria. Retira direitos básicos como, por exemplo, o direito da pensão, que fica valendo pela metade”, argumentou a deputada.

“Hoje, quando você vai se aposentar, calcula a aposentadoria sobre os 80 melhores salários que você ganhou na sua vida. Que é para você se aposentar um ‘pouquinho’ melhor. Com a reforma não, vai ser calculado sobre 100%, pegando o inicial salarial e puxa para baixo”, justificou Gleisi dizendo que não pode achar isso certo.

Mudança de opinião sobre a reforma da Previdência

O jornalista Marc Sousa relembrou que no Governo Lula a deputada federal apoiava a reforma da Previdência proposta e indagou sobre a mudança de opinião. Em disparada, Gleisi afirmou que é contra essa proposta de reforma.

“Nas duas reformas que fizemos em nossos governos, não mexemos com o regime geral da Previdência. Nós mexemos com o regime próprio da Previdência, que é o funcionalismo público. Todo mundo, no nosso Governo, passou para o regime geral”, declarou.

Para Gleisi, o problema não é no regime geral. “Vão fazer uma sacanagem com o povo brasileiro, escreva o que eu tô dizendo. Não vai mudar a situação da Previdência, porque não é esse o maior problema. Vão fazer os idosos ficarem pobres.”

Assista à entrevista:

https://youtu.be/pb8bpmk05zE