O jornalista Glenn Greenwald visitou o ex-presidente Lula, preso desde abril em Curitiba, nove dias após receber as mensagens de hackers. A cronologia dos fatos foi feita pelo jornalista e escritor Merval Pereira, publicada pelo jornal O Globo.

Segundo a cronologia de Merval, o hacker Walter Delgatti Neto, o ‘vermelho’, disse para à Polícia Federal (PF) que procurou Manuela D’Ávila no dia das mães, 12 de maio. No mesmo dia, Glenn Greenwald entrou em contato com o suspeito pelo Telegram.

Nove dias depois, 21 de maio, Greenwald visitou Lula para realizar uma entrevista com ele, que havia sido autorizada pela Justiça no início do ano. Portanto, o jornalista já tinha o material quando conversou com Luis Inácio Lula da Silva na prisão.

No dia nove de junho, 19 dias depois da entrevista, o The Intercept Brasil começa a divulgar as conversas hackeadas. Entre o primeiro dia e a publicação, se passaram quatro semanas.

O RIC Mais Notícias desta quarta-feira (31) separou um trecho da entrevista que Lula concedeu a Glenn Greenwald. Confira!

https://youtu.be/g1Vz682Z8FE?t=897