O deputado Federal Ricardo Barros (PP) conversou na manhã desta quarta-feira (4) com o jornalista Marc Sousa sobre a Lei de Abuso de Autoridade, na qual é relator do projeto na Câmara dos Deputados.

‘Está vestindo uma carapuça que não cabe a ela’, sobre Lava Jato

Durante a conversa sobre a Lei de abuso de autoridade, o deputado federal Ricardo Barros criticou a Lava Jato, que é contra o projeto. “A Lava Jato está vestindo uma carapuça que não cabe a ela”.

Em seguida, Barros disparou que a operação se acha a instituição mais importante do Brasil. “Se acha acima do Supremo e critica o Supremo Tribunal Federal…critica qualquer um que ande contra o seu entediamento. Lamentavelmente, a Lava Jato cometeu inúmeras irregularidades e abuso de poder. Nós não podemos aceitar uma quadrilha instalada no judiciário, que está combatendo crimes, cometendo crimes. Por mais nobre que seja a causa.”

Para justificar seu discurso, o deputado relembrou do caso do ministro Eduardo Jorge.”Ele sofreu inúmeras acusações do Ministério Público e processou a União, porque não pode processar os promotores e venceu a ação. No despacho, o juiz disse que os promotores estão afastados…eles provocaram o dano, nós vamos indenizar o dano, mas eles não responderão…isso aqui não pode.”

Lei de Abuso de Autoridade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (3), que deve vetar quase 20 pontos no Projeto de Lei de Abuso de Autoridade aprovado pelo Congresso Nacional. Bolsonaro já concordou em vetar a restrição ao uso de algemas e outros três pontos específicos do projeto, segundo auxiliares que acompanham as discussões no Palácio do Planalto.

“Estamos falando de uma lei tranquila…bom juiz, bom promotor, bom servidor público, vai dormir tranquilo. A lei só trata de quem abusa. É uma lei clara. Ela fala, por exemplo, que não pode iniciar percepção penal ou administrativa sem fundamento legal. Por que? Quem é que quer processar alguém sem fundamento legal?”, argumentou Ricardo Barros.

Você pode ler o texto completo da lei de abuso de autoridade clicando aqui.

Confira a entrevista completa para o RIC Mais Notícias!

https://youtu.be/D9Ff6ODfdvA