Alep aprova criação da Comarca de Paiçandu; novo fórum agilizará processos
A cidade de Paiçandu, vizinha a Maringá, se tornará comarca. O projeto de lei foi decretado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e sancionado pelo Governo do Estado. Com a abertura de um Fórum Estadual, Paiçandu ganha agilidade nos processos judiciais, gera recursos para a economia e reforça o policiamento.
O órgão especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) havia aprovado, no início de julho, a instalação da Comarca de Paiçandu, concluindo assim a tramitação da proposta encaminhada ao Judiciário. Desta forma, processos poderão ser protocolados na própria cidade, sem a necessidade de ir a Maringá. Julgamentos também passam a ser realizados no município.
Com a criação do Fórum Regional de Paiçandu, dois cargos de juiz foram criados para atender as demandas da nova comarca. Além dos postos de juiz, outros dez cargos referentes ao assessoramento dos magistrados também foram instituídos.
Paiçandu tem aproximadamente 40 mil habitantes e 20 mil eleitores. Pelos critérios do Tribunal de Justiça, com relação ao tamanho da população, o município já deveria ter uma comarca própria.