Cinco obras da editora da UEL, em Londrina, concorrem ao Prêmio Jabuti 2022
Cinco obras da editora da Universidade Estadual de Londrina, no Norte do Paraná (Eduel) foram classificadas para concorrer ao 64º Prêmio Jabuti – Edição 2022, da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O autor premiado deve receber o valor bruto de R$100 mil e o troféu jabuti especial.
Na categoria de Ciências Humanas concorrem as obras “Nos bastidores do Cinema: a trajetória do papel às telas no filme primo Basílio”, de Eva Cristina Francisco; “Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista”, de Lucas de Almeida Pinheiro; e “Publicidade Marginal: funcionamento e efetividade argumentativa”, de Antônio Lemes Guerra Junior.
Já na categoria de Ilustração, concorre “Por hora, cadeira de rodas”, de Lorenzo Cruz Coneglian & André Luis Onório Coneglian. A obra “Do Ser ao Viver”, de François Jullien, traduzido por Maria Luiza Berwanger da Silva, concorre na categoria Tradução.
“As obras selecionadas são o retrato do nosso potencial editorial e demonstram o trabalho cuidadoso que é desenvolvido pela equipe durante todo o processo de editoração e publicação dos livros”
afirma o diretor da EDUEL, Gilmar Aparecido Altran
Prêmio Jabuti
O Prêmio Jabuti é um dos prêmios literários mais prestigiados no Brasil. Ele foi criado em 1958, com o objetivo de valorizar escritores e profissionais da criação. Todos os anos, editorias e escritores independentes inscrevem suas obras para competir pelas estatuetas.
A competição é formada por quatro eixos: Literatura, Não-Ficção, Produção Editorial e Inovação. Cada uma delas é composta por variadas categorias. Além do premio para o escritor, a editoria da obra também recebe uma estatueta.