Uma idosa de 74 anos, identificada como Carlota, foi detida por autoridades do México após ser apontada como responsável por um duplo homicídio ocorrido na cidade de Chalco, na terça-feira (01). A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do México (FGJEM) confirmou a prisão da mulher, que foi capturada com o apoio da Secretaria de Segurança e de policiais municipais de Chimalhuacán e Chicoloapan.

Idosa de 74 anos, identificada como Carlota, com arma na mão
As vítimas foram identificadas como Justin Márquez Torres, de 19 anos, e Esau Márquez Cortillo, de 51 (Foto: Fiscalía Edomex)

A investigação indica que o crime teria sido motivado por uma disputa relacionada a um imóvel, de acordo com informações do site Infobae. Imagens divulgadas nesta quarta-feira (02) mostram Carlota chegando ao local dentro de um Ford Fiesta cinza, acompanhada de um homem e outra mulher. O homem estava armado, assim como Carlota.

No vídeo, é possível ver a idosa sacando uma arma e ameaçando as pessoas que estavam na casa. Em determinado momento, ela dispara contra um homem que estava no pátio. Ao notar o ocorrido, um jovem de bermuda vermelha e uma mulher correm para socorrê-lo, mas Carlota atira novamente, atingindo o adolescente, que não resistiu aos ferimentos.

Logo depois, pessoas que estavam na residência reagiram, tentando desarmar a idosa e seu cúmplice, resultando em uma luta corporal. Apesar do confronto, os suspeitos conseguiram escapar no carro em que chegaram.

Vítimas de dona Carlota já foram identificadas

As vítimas foram identificadas como Justin Márquez Torres, de 19 anos, e Esau Márquez Cortillo, de 51, que foi alvejado no tórax. Além deles, um jovem de 14 anos sofreu ferimentos nas duas pernas e precisou ser encaminhado para o Hospital Geral de Chalco.

Na tarde de quarta-feira, as autoridades conseguiram localizar e prender os três suspeitos envolvidos no crime.

O jornalista Carlos Jiménez revelou que Carlota é mãe do ex-deputado estadual e federal do México, Arturo Santana Alfaro, filiado ao PRD. Segundo ele, dona Carlota afirma que sua propriedade foi invadida. Por outro lado, as vítimas se defendem dizendo que estavam alugando o imóvel.

“Saiu de casa na delegacia de Iztapalapa e foi com seus outros dois filhos atirar assim”, escreveu o jornalista em sua conta no X, antigo Twitter. Até o momento, essa informação não foi oficialmente confirmada pelas autoridades.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui