As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram neste sábado o ataque contra um edifício na Cidade de Gaza. O local seria utilizado pelo Hamas para monitorar as tropas israelenses, segundo comunicado publicado nas redes sociais.

cidade de Gaza após ataque de Israel
Israel atacou a Cidade de Gaza (Foto: REUTERS/Dawoud Abu Alkas)

“Militantes do Hamas instalaram equipamentos de coleta de inteligência e posicionaram postos de observação no prédio para monitorar a localização das tropas das Forças de Defesa de Israel na região”, disse a IDF. “O grupo também teria colocado diversos explosivos nas proximidades do edifício”, acrescentou.

Também nas redes sociais, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, compartilhou dois vídeos do prédio desabando, comentando: “Começamos” e “Seguimos”.

Mais cedo, o Exército havia emitido um alerta pedindo que palestinos em Gaza se deslocassem para uma área humanitária no sul da cidade. Partes da região já são consideradas “zonas vermelhas”, com ordens de evacuação diante da expectativa de combates intensos.

Há menos de um mês, Israel atingiu hospital

No dia 25 de agosto, ataques israelenses contra o hospital Nasser, em Gaza, mataram pelo menos 15 pessoas, incluindo quatro jornalistas, disseram autoridades de saúde palestinas. O cinegrafista Hussam al-Masri, contratado da Reuters, foi morto no primeiro ataque, de acordo com as autoridades. O fotógrafo Hatem Khaled, que também era contratado da Reuters, foi ferido em um segundo ataque ao hospital, segundo elas.

Testemunhas disseram que o segundo ataque ocorreu depois que equipes de resgate, jornalistas e outras pessoas correram para o local do ataque inicial.

“Estamos devastados ao saber da morte do contratado da Reuters Hussam al-Masri e dos ferimentos de outro de nossos contratados, Hatem Khaled, em ataques israelenses ao hospital Nasser em Gaza hoje”, disse porta-voz da Reuters em um comunicado.

As Forças Armadas israelenses e o gabinete do primeiro-ministro não fizeram comentários imediatos sobre os ataques.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.