Um alerta de tsunami foi emitido para a costa leste do Japão após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a costa do país nesta segunda-feira (8), de acordo com a Agência Meteorológica Japonesa (JMA na sigla em inglês). Moradores estão sendo evacuados por precaução em pelo menos três cidades: Hokkaido, Aomori e Iwate.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor em alto-mar ocorreu às 23h15, no horário local (11h15, horário de Brasília), a aproximadamente 70 km da costa do país e a uma profundidade de cerca de 53 km.
A altura do tsunami poderá atingir quase três metros em algumas áreas do litoral, incluindo Iwate, Aomori e partes de Hokkaido, disse a JMA. Como comparação, as ondas que atingiram a usina de Fukushima após um terremoto, em 2011, chegaram a 15 metros de altura.
Segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, ondas de tsunami provenientes do tremor são possíveis em um raio de 1000 km do epicentro ao longo das costas do Japão e da Rússia.
Um tsunami de 40 cm foi visto nos portos de Mutsu Ogawara, em Aomori, e Urakawa, em Hokkaido, antes da meia-noite, informou a JMA.
Japão tem propensão a terremoto e tsunami
O Japão é um dos países mais propensos a terremotos no mundo, com um tremor ocorrendo pelo menos a cada cinco minutos.
Localizado no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e fossas oceânicas que circunda parcialmente a Bacia do Pacífico, o país responde por cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6,0 ou superior no mundo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui