Um alerta de tsunami foi emitido para a costa leste do Japão após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a costa do país nesta segunda-feira (8), de acordo com a Agência Meteorológica Japonesa (JMA na sigla em inglês). Moradores estão sendo evacuados por precaução em pelo menos três cidades: Hokkaido, Aomori e Iwate.

Colagem de fotos com bandeira do Japão tremulando e o mapa do país com áreas em alerta de tsunami
Terremoto de magnitude 7,6 gerou alerta de tsunami no Japão. (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters e Reprodução/JMA

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor em alto-mar ocorreu às 23h15, no horário local (11h15, horário de Brasília), a aproximadamente 70 km da costa do país e a uma profundidade de cerca de 53 km.

A altura do tsunami poderá atingir quase três metros em algumas áreas do litoral, incluindo Iwate, Aomori e partes de Hokkaido, disse a JMA. Como comparação, as ondas que atingiram a usina de Fukushima após um terremoto, em 2011, chegaram a 15 metros de altura.

Segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, ondas de tsunami provenientes do tremor são possíveis em um raio de 1000 km do epicentro ao longo das costas do Japão e da Rússia.

Um tsunami de 40 cm foi visto nos portos de Mutsu Ogawara, em Aomori, e Urakawa, em Hokkaido, antes da meia-noite, informou a JMA.

Japão tem propensão a terremoto e tsunami

O Japão é um dos países mais propensos a terremotos no mundo, com um tremor ocorrendo pelo menos a cada cinco minutos.

Localizado no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e fossas oceânicas que circunda parcialmente a Bacia do Pacífico, o país responde por cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6,0 ou superior no mundo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE