O Papa Francisco teve uma noite de sono tranquila, sem apresentar novas complicações de saúde, após ter apresentado dois quadros de insuficiência respiratória na segunda-feira (3). De acordo com nota oficial do Vaticano divulgada na manhã desta terça-feira (4), o pontífice descansou bem ao longo de toda a noite, sem o registro de novas crises respiratórias.

Papa Francisco sentado em cadeira
Papa Francisco não teve novas crises respiratórias desde a tarde de segunda-feira (Foto: Vatican Media/Divulgação)

“O papa dormiu toda a noite. Agora descansa”, informou a Santa Sé em um breve comunicado. O prognóstico de Francisco ainda é reservado e ele segue sem previsão de alta.

Crises de insuficiência 

A boa noite de sono do pontífice indica uma leve melhora em seu estado de saúde depois dos dois episódios preocupantes no dia anterior. Francisco teve dois quadros de insuficiência respiratória aguda quando a equipe médica retirou “grandes quantidades” de muco acumulado de seus pulmões, o que causou um novo episódio de broncoespasmo. A recaída foi revelada no boletim médico vespertino de segunda-feira.

O quadro de saúde do papa era considerado estável desde o último sábado (1). Com a recaída, os médicos não indicaram a continuidade da melhora, mas sugeriram que as crises já passaram. A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar.

O papa está internado há 19 dias para o tratamento de uma pneumonia bilateral, que tem provocado a formação de secreção em seus pulmões, mas exames laboratoriais não apontaram sinais de novas infecções, de acordo com o Vaticano.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.