O Irã atacou bases americanas no Catar e no Iraque nesta segunda-feira (23). A retaliação é devido ao ataque dos Estados Unidos no último sábado (21) contra instalações iranianas que violaram a “integridade territorial”, disseram as Forças Armadas do país.

“A base Al-Udeid foi alvejada com ataque de mísseis devastador e poderoso na operação Besharat Fatah. Essa base é o quartel-general da Air Force e o maior ativo estratégico do exército terrorista americano na região”, afirmaram.
As autoridades do Catar, que condenaram a ação, disseram que não houve vítimas.
As Forças Armadas iranianas classificaram as bases americanas no Oriente Médio como uma “grande fonte de fraqueza” para os Estados Unidos. “Não vamos deixar qualquer ataque contra nossa integridade territorial, soberania e segurança nacional sem reposta, sob nenhuma circunstância”, ressaltaram.
Em outro comunicado, o Conselho de Segurança Nacional Supremo do Irã prometeu atacar os EUA da mesma forma em que for atacado, ao comentar as ofensivas contra o Catar.
“O número de mísseis usados nesta operação foi o mesmo número de bombas utilizadas pelos EUA ao atacar as unidades nucleares iranianas”, afirmou, acrescentando que o país evitou mirar em áreas residenciais e urbanas.
“Esta não é uma ameaça ao nosso amigável Catar, continuamos comprometidos em manter nossa relação histórica e calorosa”, disse o conselho iraniano, responsável por aprovar o ataque.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.