De acordo com autoridades da Ucrânia, a Rússia lançou a ofensiva aérea mais intensa contra o país desde julho na última segunda-feira (18). O ataque foi realizado apenas horas após o encontro de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky e demais lideranças europeias na Casa Branca.

reunião de líderes europeus na Casa Branca
Horas antes do ataque da Rússia, o presidente da Ucrânia estava na Casa Branca (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Volodymyr Zelenskyy)

Segundo informações da Força Aérea da Ucrânia, 270 drones e 10 mísseis foram disparados da Rússia durante a noite. Ao menos quatro mísseis e 16 drones atravessaram as defesas aéreas ucranianas.

Conforme informações da CNN Internacional, oito pessoas morreram e 54 ficaram feridas após os bombardeios. Vítimas foram localizadas em Donetsk, Zaporizhzhia, Kharkiv, Kherson, Dnipropetrovsk e Nikopol.

Além disso, o ataque russo resultou em cortes de energias que atingiram 1,4 mil residências e 119 comércios no nordeste da Ucrânia.

Ataque da Rússia aconteceu horas após encontro de lideranças dos EUA e da Ucrânia

Além de Zelensky e Trump, outros líderes europeus também participaram da reunião na Casa Branca. Estavam presentes os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Finlândia, Alexander Stubb; a primeira-ministra da Itália; Giorgia Meloni; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Durante o encontro, liderança solicitaram garantias de segurança para a Ucrânia e um cessar-fogo imediato. De acordo com Trump, Vladmir Putin, presidente da Rússia, teria concordado em aceitar as garantias de segurança. Ainda na segunda-feira, o presidente estadunidense afirmou que ligou para o russo para organizar uma reunião com Zelensky para tratar sobre o fim da guerra.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.