O Príncipe Frederik de Luxemburgo morto em 1º de março, em Paris, após lutar contra a rara doença mitocondrial POLG. A notícia foi divulgada por seu pai, o Príncipe Robert, por meio do site oficial da Fundação POLG, instituição criada por Frederik em 2022. No comunicado, Robert compartilhou trechos da última conversa que teve com seu filho.

O Príncipe Frederik de Luxemburgo
O príncipe Frederik de Luxemburgo (à esq.) Foto: PolG Foundation

“A última pergunta de Frederik para mim foi: ‘Papai, você está orgulhoso de mim?’ Ele mal conseguia falar havia vários dias, portanto, a clareza dessas palavras foi tão surpreendente quanto o peso do momento era profundo”, escreveu príncipe Robert.

“Meu super-herói”, diz pai de príncipe morto

“A resposta era muito fácil e ele já a tinha ouvido tantas vezes…. mas, naquele momento, ele precisava ter certeza de que tinha contribuído com tudo o que podia em sua curta e bela existência e que agora poderia finalmente seguir em frente. Frederik sabe que é meu super-herói, assim como é para toda a nossa família, para muitos bons amigos e, agora, em grande parte graças à sua Fundação POLG, para muitas pessoas em todo o mundo.”

Devido à complexidade do diagnóstico, a doença mitocondrial POLG só foi identificada no príncipe Frederik quando ele tinha 14 anos, já com os sintomas mais evidentes. Ele nasceu com essa condição, que não tem tratamento nem cura.

O que é a Fundação POLG

Em 2022, Frederik de Luxemburgo fundou a Fundação POLG (The POLG Foundation, no original) com o objetivo de financiar e promover pesquisas sobre a doença POLG. A fundação também disponibilizou dados obtidos a partir do DNA do príncipe, coletados por meio de uma colaboração entre os Laboratórios Jackson e a Universidade de Pádua, na Itália.

Segundo o site da Fundação POLG, esta doença é um distúrbio genético que retira a energia das células do corpo, causando disfunção e falência progressiva de múltiplos órgãos. Trata-se de uma doença rara, e segundo a Fundação POLG, não se sabe quantos pacientes existem no mundo.

Os sintomas, que podem ser leves a graves, geralmente incluem oftalmoplegia (enfraquecimento do músculo dos olhos), fraqueza muscular, epilepsia e insuficiência do fígado. Como a doença POLG causa uma ampla gama de sintomas e afeta tantos sistemas orgânicos diferentes, é difícil de ser diagnosticada.

Com informações do Estadão Conteúdo

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!